RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educando para a diversidade e alteridade no contexto do colégio Santo Inácio

Mostrar registro simples

Autor Velloso, Débora Dias;
Orientador Bastos, Elizabeth Ramalho Soares;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8285044390414127;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Educando para a diversidade e alteridade no contexto do colégio Santo Inácio;
Resumo Vivemos em tempos de rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas, marcadas pela globalização e pela interconexão cultural. Essas mudanças trouxeram novas formas de interação, mas também destacaram desigualdades e conflitos. Nesse contexto, a escola enfrenta o desafio de adaptar-se a essas novas realidades, promovendo uma educação comprometida com a formação de cidadãos comprometidos com o bem comum, com a inclusão e a justiça. A Educação Inaciana, com foco na formação integral e na justiça social, oferece bases sólidas para essas práticas, contemplando a alteridade, entendida como a valorização do outro em sua diferença. Este estudo investiga como o conceito de alteridade tem sido integrado nas práticas pedagógicas do Colégio Santo Inácio, no 4º ano do Ensino Fundamental, orientadas pelo Projeto Educativo Comum (PEC). A análise buscou compreender como a escola responde ao desafio de educar em uma sociedade complexa e diversa.;
Palavras-chave Alteridade; Educação; Identidade; Sociedade; Pedagogia inaciana;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-05-26;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13801;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística