Autor |
Velloso, Débora Dias; |
Orientador |
Bastos, Elizabeth Ramalho Soares; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8285044390414127; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Educando para a diversidade e alteridade no contexto do colégio Santo Inácio; |
Resumo |
Vivemos em tempos de rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas,
marcadas pela globalização e pela interconexão cultural. Essas mudanças trouxeram novas formas de interação, mas também destacaram desigualdades e conflitos. Nesse contexto, a escola enfrenta o desafio de adaptar-se a essas novas realidades, promovendo uma educação comprometida com a formação de cidadãos comprometidos com o bem comum, com a inclusão e a justiça. A Educação Inaciana, com foco na formação integral e na justiça social, oferece bases sólidas para essas práticas, contemplando a alteridade, entendida como a valorização do outro em sua diferença. Este estudo investiga como o conceito de alteridade tem sido integrado nas práticas pedagógicas do Colégio Santo Inácio, no 4º ano do Ensino Fundamental, orientadas
pelo Projeto Educativo Comum (PEC). A análise buscou compreender como a escola responde ao desafio de educar em uma sociedade complexa e diversa.; |
Palavras-chave |
Alteridade; Educação; Identidade; Sociedade; Pedagogia inaciana; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-05-26; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13801; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |