| Autor | Velloso, Débora Dias; |
| Orientador | Bastos, Elizabeth Ramalho Soares; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8285044390414127; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Educando para a diversidade e alteridade no contexto do colégio Santo Inácio; |
| Resumo | Vivemos em tempos de rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas, marcadas pela globalização e pela interconexão cultural. Essas mudanças trouxeram novas formas de interação, mas também destacaram desigualdades e conflitos. Nesse contexto, a escola enfrenta o desafio de adaptar-se a essas novas realidades, promovendo uma educação comprometida com a formação de cidadãos comprometidos com o bem comum, com a inclusão e a justiça. A Educação Inaciana, com foco na formação integral e na justiça social, oferece bases sólidas para essas práticas, contemplando a alteridade, entendida como a valorização do outro em sua diferença. Este estudo investiga como o conceito de alteridade tem sido integrado nas práticas pedagógicas do Colégio Santo Inácio, no 4º ano do Ensino Fundamental, orientadas pelo Projeto Educativo Comum (PEC). A análise buscou compreender como a escola responde ao desafio de educar em uma sociedade complexa e diversa.; |
| Palavras-chave | Alteridade; Educação; Identidade; Sociedade; Pedagogia inaciana; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-05-26; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13801; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |