Autor |
Cavalcanti, Daiene Rayssa Santos; |
Orientador |
Espírito Santo, Paulo Roberto do; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3227121309455837; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Pedagogia inaciana e educação popular: saberes e práticas para uma educação antirracista para as infâncias; |
Resumo |
O presente artigo demonstra como a formação de educadores
fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Inaciana pode promover uma cultura
das relações étnico-racial no contexto da Educação Popular que considere as
diversas infâncias. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida a partir de
um estudo de caso realizado no Centro de Educação Infantil Rosa Mutran Maluf da
Fundação Fé e Alegria do Brasil, localizado em Cuiabá-MT, e envolveu a análise de
práticas formativas voltadas à promoção da cultura étnico-racial na infância. A partir
dos pressupostos da Pedagogia Inaciana (contexto, experiencia, reflexão, ação e
avaliação) e com base na análise de conteúdo, buscou-se compreender como os
educadores ressignificam suas práticas diante da formação continuada com enfoque
antirracista. Os resultados revelam que, quando alinhada aos princípios da escuta,
da reflexão crítica e do compromisso ético com a justiça social, a formação de
educadores fortalece o protagonismo das infâncias negras, promovendo ambientes
educativos equitativos, representativos e acolhedores. Conclui-se que a articulação
entre Pedagogia Inaciana e Educação Antirracista oferece uma abordagem
formativa potente, capaz de transformar tanto as práticas quanto as relações étnicoraciais no ambiente educativo.; |
Abstract |
Este artículo demuestra cómo la formación de educadores, basada en los
supuestos de la Pedagogía Ignaciana, puede promover una cultura de relaciones
étnico-raciales en el contexto de la Educación Popular que considera infancias
diversas. La investigación, de carácter cualitativo, se desarrolló a partir de un estudio
de caso realizado en el Centro de Educación Infantil Rosa Mutran Maluf de la Fundación Fé e Alegria do Brasil, ubicado en Cuiabá-MT, e involucró el análisis de
prácticas formativas orientadas a promover la cultura étnico-racial en la infancia. Con
base en los supuestos de la Pedagogía Ignaciana (contexto, experiencia, reflexión,
acción y evaluación) y a partir del análisis de contenido, buscamos comprender
cómo los educadores resignifican sus prácticas ante la formación continua con un
enfoque antirracista. Los resultados revelan que, al alinearse con los principios de
escucha, reflexión crítica y compromiso ético con la justicia social, la formación de
educadores fortalece el protagonismo de la niñez negra, promoviendo entornos
educativos equitativos, representativos y acogedores. Se concluye que la
articulación entre la Pedagogía Ignaciana y la Educación Antirracista ofrece un
potente enfoque formativo, capaz de transformar tanto las prácticas como las
relaciones étnico-raciales en el ámbito educativo.; |
Palavras-chave |
Educação antirracista; Educação infantil; Educação popular; Formação de educadores; Pedagogia inaciana; Educación antirracista; Educación infantil; Educación popular; Formación del educadores; Pedagogía ignaciana; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-07-04; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13799; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |