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Pedagogia inaciana e educação popular: saberes e práticas para uma educação antirracista para as infâncias

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Autor Cavalcanti, Daiene Rayssa Santos;
Orientador Espírito Santo, Paulo Roberto do;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3227121309455837;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Pedagogia inaciana e educação popular: saberes e práticas para uma educação antirracista para as infâncias;
Resumo O presente artigo demonstra como a formação de educadores fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Inaciana pode promover uma cultura das relações étnico-racial no contexto da Educação Popular que considere as diversas infâncias. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida a partir de um estudo de caso realizado no Centro de Educação Infantil Rosa Mutran Maluf da Fundação Fé e Alegria do Brasil, localizado em Cuiabá-MT, e envolveu a análise de práticas formativas voltadas à promoção da cultura étnico-racial na infância. A partir dos pressupostos da Pedagogia Inaciana (contexto, experiencia, reflexão, ação e avaliação) e com base na análise de conteúdo, buscou-se compreender como os educadores ressignificam suas práticas diante da formação continuada com enfoque antirracista. Os resultados revelam que, quando alinhada aos princípios da escuta, da reflexão crítica e do compromisso ético com a justiça social, a formação de educadores fortalece o protagonismo das infâncias negras, promovendo ambientes educativos equitativos, representativos e acolhedores. Conclui-se que a articulação entre Pedagogia Inaciana e Educação Antirracista oferece uma abordagem formativa potente, capaz de transformar tanto as práticas quanto as relações étnicoraciais no ambiente educativo.;
Abstract Este artículo demuestra cómo la formación de educadores, basada en los supuestos de la Pedagogía Ignaciana, puede promover una cultura de relaciones étnico-raciales en el contexto de la Educación Popular que considera infancias diversas. La investigación, de carácter cualitativo, se desarrolló a partir de un estudio de caso realizado en el Centro de Educación Infantil Rosa Mutran Maluf de la Fundación Fé e Alegria do Brasil, ubicado en Cuiabá-MT, e involucró el análisis de prácticas formativas orientadas a promover la cultura étnico-racial en la infancia. Con base en los supuestos de la Pedagogía Ignaciana (contexto, experiencia, reflexión, acción y evaluación) y a partir del análisis de contenido, buscamos comprender cómo los educadores resignifican sus prácticas ante la formación continua con un enfoque antirracista. Los resultados revelan que, al alinearse con los principios de escucha, reflexión crítica y compromiso ético con la justicia social, la formación de educadores fortalece el protagonismo de la niñez negra, promoviendo entornos educativos equitativos, representativos y acogedores. Se concluye que la articulación entre la Pedagogía Ignaciana y la Educación Antirracista ofrece un potente enfoque formativo, capaz de transformar tanto las prácticas como las relaciones étnico-raciales en el ámbito educativo.;
Palavras-chave Educação antirracista; Educação infantil; Educação popular; Formação de educadores; Pedagogia inaciana; Educación antirracista; Educación infantil; Educación popular; Formación del educadores; Pedagogía ignaciana;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-07-04;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13799;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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