RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Currículo inovador de tempo estendido com valores jesuítas em tempos de ‘pós-modernidade’: uma proposta de formação integral de crianças no Colégio Loyola, em Belo Horizonte, MG

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Matoso, Carolina Correa;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Teixeira Neto, Jose;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9510313657960876;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Currículo inovador de tempo estendido com valores jesuítas em tempos de ‘pós-modernidade’: uma proposta de formação integral de crianças no Colégio Loyola, em Belo Horizonte, MG;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho propõe-se a investigar a implementação de um currículo inovador em tempo estendido, fundamentado na pedagogia jesuíta, com foco na formação integral de crianças entre 3 e 11 anos no Colégio Loyola, em Belo Horizonte. A pesquisa parte da análise dos desafios impostos pela pós-modernidade à educação, como a fragmentação dos valores, a sobrecarga familiar e a emergência de novas dinâmicas sociais, propondo uma resposta educativa que concilie tradição e inovação. O Tempo Magis, experiência concreta analisada nesta pesquisa, é apresentado como uma alternativa consistente de currículo estendido que respeita a singularidade das infâncias e amplia oportunidades de aprendizagem significativa, interdisciplinar e ética. Os resultados apontam que, quando estruturado com intencionalidade pedagógica e ancorado em valores humanistas, o tempo estendido favorece o protagonismo estudantil, fortalece os vínculos comunitários e promove uma educação transformadora, integral e contextualizada.;
metadataTrad.dc.subject Pedagogia inaciana; Educação integral; Currículo estendido; Pós-modernidade; Formação humanista; Autonomia;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2025-06-15;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13798;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas