RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A contribuição da co-participação da família para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da comunidade educativa em instituições que adotam a pedagogia inaciana

Mostrar registro simples

Autor Ribeiro, Camilla Cristina Arantes;
Orientador Longhi, Marcio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3936372930447062;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A contribuição da co-participação da família para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da comunidade educativa em instituições que adotam a pedagogia inaciana;
Resumo Este artigo analisa como a co-participação da família contribui para a formação integral dos estudantes e o fortalecimento da comunidade educativa em instituições que adotam a pedagogia inaciana. A pesquisa investiga como a atuação ativa das famílias pode ser potencializada nesse contexto pedagógico, promovendo uma educação que vai além do aspecto acadêmico e contempla a formação plena dos alunos. O objetivo principal é analisar o papel da co-participação familiar, à luz dos princípios inacianos. Os objetivos específicos são: (1) identificar como os princípios inacianos — como o cuidado personalizado, a promoção da justiça social e o desenvolvimento integral — se manifestam nas práticas escolares; (2) compreender as percepções de educadores e famílias sobre a presença e atuação familiar na vida escolar dos estudantes; e (3) identificar estratégias para ampliar essa participação nas dimensões moral, ética, espiritual, social e emocional. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de questionários estruturados aplicados a educadores e familiares do Colégio São Luís, unidade da Rede Jesuíta de Educação. A análise revelou que a presença ativa das famílias, quando alinhada aos valores inacianos, contribui para a formação de cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com a transformação social. Os resultados destacam que a pedagogia inaciana, baseada nos 5Cs — consciência, competência, compaixão, comprometimento e criatividade —, oferece um caminho educativo que valoriza o ser humano em sua totalidade, promovendo uma educação colaborativa e com forte sentido social.;
Palavras-chave Família; Formação integral; Comunidade educativa;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-26;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13795;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística