Resumo |
Este artigo analisa como a co-participação da família contribui para a
formação integral dos estudantes e o fortalecimento da comunidade educativa em
instituições que adotam a pedagogia inaciana. A pesquisa investiga como a atuação
ativa das famílias pode ser potencializada nesse contexto pedagógico, promovendo
uma educação que vai além do aspecto acadêmico e contempla a formação plena dos
alunos. O objetivo principal é analisar o papel da co-participação familiar, à luz dos
princípios inacianos. Os objetivos específicos são: (1) identificar como os princípios
inacianos — como o cuidado personalizado, a promoção da justiça social e o
desenvolvimento integral — se manifestam nas práticas escolares; (2) compreender
as percepções de educadores e famílias sobre a presença e atuação familiar na vida
escolar dos estudantes; e (3) identificar estratégias para ampliar essa participação nas
dimensões moral, ética, espiritual, social e emocional. A pesquisa, de abordagem
qualitativa, foi realizada por meio de questionários estruturados aplicados a
educadores e familiares do Colégio São Luís, unidade da Rede Jesuíta de Educação.
A análise revelou que a presença ativa das famílias, quando alinhada aos valores
inacianos, contribui para a formação de cidadãos conscientes, solidários e
comprometidos com a transformação social. Os resultados destacam que a pedagogia
inaciana, baseada nos 5Cs — consciência, competência, compaixão,
comprometimento e criatividade —, oferece um caminho educativo que valoriza o ser
humano em sua totalidade, promovendo uma educação colaborativa e com forte
sentido social.; |