Autor |
Mohr, Adriane Forster; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Inovação pedagógica: um estudo sobre a utilização de práticas inovadoras em uma turma de 2º. ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense; |
Resumo |
O presente artigo analisa a implementação de práticas de inovação
pedagógica no 2º. ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense, à luz dos
princípios da Pedagogia Inaciana. Partindo da constatação da inadequação dos
modelos educacionais tradicionais, frente aos desafios contemporâneos, o estudo
explora os conceitos de educação integral, aprendizagem significativa e inovação
pedagógica como pilares para uma prática educativa transformadora. Por meio da
análise do planejamento de aula de uma professora, o trabalho identifica pontos de
convergência com esses pressupostos teóricos, como a contextualização do
aprendizado, o incentivo à participação ativa dos alunos e a integração de diferentes
objetos de conhecimento. Contudo, também aponta possíveis divergências e aspectos
que demandam maior aprofundamento, como a profundidade da inovação
implementada, a abrangência da educação integral e a conexão explícita com as
demandas sociais. Em suas considerações finais, o artigo ressalta o potencial do
planejamento analisado, ao mesmo tempo em que enfatiza a necessidade de uma
reflexão contínua sobre a efetividade das práticas inovadoras na promoção de uma
educação integral e significativa, alinhada aos princípios da Pedagogia Inaciana e às
exigências da sociedade atual.; |
Abstract |
This article analyzes the implementation of pedagogical innovation practices
in the 2nd year of Elementary School at Colégio Catarinense, in light of the principles
of Ignatian Pedagogy. Recognizing the inadequacy of traditional educational models
in the face of contemporary challenges, the study explores the concepts of integral
education, meaningful learning, and pedagogical innovation as cornerstones for a
transformative educational practice. Through the analysis of a teacher's lesson plan,
the paper identifies points of convergence with these theoretical assumptions, such as
the contextualization of learning, the encouragement of active student participation,
and the integration of different knowledge domains. However, it also points out
possible divergences and aspects that require further in-depth analysis, such as the
depth of the implemented innovation, the comprehensiveness of integral education,
and the explicit connection with social demands. In its final considerations, the article
highlights the potential of the analyzed planning while emphasizing the need for continuous reflection on the effectiveness of innovative practices in promoting an
integral and meaningful education, aligned with the principles of Ignatian Pedagogy
and the demands of current society.; |
Palavras-chave |
Inovação pedagógica; Aprendizagem significativa; Planejamento; Pedagogical innovation; Meaningful learning; Planning; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-05-26; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13791; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade; |