RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Inovação pedagógica: um estudo sobre a utilização de práticas inovadoras em uma turma de 2º. ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense

Mostrar registro simples

Autor Mohr, Adriane Forster;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Inovação pedagógica: um estudo sobre a utilização de práticas inovadoras em uma turma de 2º. ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense;
Resumo O presente artigo analisa a implementação de práticas de inovação pedagógica no 2º. ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense, à luz dos princípios da Pedagogia Inaciana. Partindo da constatação da inadequação dos modelos educacionais tradicionais, frente aos desafios contemporâneos, o estudo explora os conceitos de educação integral, aprendizagem significativa e inovação pedagógica como pilares para uma prática educativa transformadora. Por meio da análise do planejamento de aula de uma professora, o trabalho identifica pontos de convergência com esses pressupostos teóricos, como a contextualização do aprendizado, o incentivo à participação ativa dos alunos e a integração de diferentes objetos de conhecimento. Contudo, também aponta possíveis divergências e aspectos que demandam maior aprofundamento, como a profundidade da inovação implementada, a abrangência da educação integral e a conexão explícita com as demandas sociais. Em suas considerações finais, o artigo ressalta o potencial do planejamento analisado, ao mesmo tempo em que enfatiza a necessidade de uma reflexão contínua sobre a efetividade das práticas inovadoras na promoção de uma educação integral e significativa, alinhada aos princípios da Pedagogia Inaciana e às exigências da sociedade atual.;
Abstract This article analyzes the implementation of pedagogical innovation practices in the 2nd year of Elementary School at Colégio Catarinense, in light of the principles of Ignatian Pedagogy. Recognizing the inadequacy of traditional educational models in the face of contemporary challenges, the study explores the concepts of integral education, meaningful learning, and pedagogical innovation as cornerstones for a transformative educational practice. Through the analysis of a teacher's lesson plan, the paper identifies points of convergence with these theoretical assumptions, such as the contextualization of learning, the encouragement of active student participation, and the integration of different knowledge domains. However, it also points out possible divergences and aspects that require further in-depth analysis, such as the depth of the implemented innovation, the comprehensiveness of integral education, and the explicit connection with social demands. In its final considerations, the article highlights the potential of the analyzed planning while emphasizing the need for continuous reflection on the effectiveness of innovative practices in promoting an integral and meaningful education, aligned with the principles of Ignatian Pedagogy and the demands of current society.;
Palavras-chave Inovação pedagógica; Aprendizagem significativa; Planejamento; Pedagogical innovation; Meaningful learning; Planning;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-05-26;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13791;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística