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O mapa das aprendizagens e a dimensão espiritual-religiosa: experiência com estudantes do 8º ano no Colégio Medianeira

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Autor Abreu, Adélia Teresinha de;
Orientador Paula, Jorge Luiz de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O mapa das aprendizagens e a dimensão espiritual-religiosa: experiência com estudantes do 8º ano no Colégio Medianeira;
Resumo Este estudo tem como objetivo analisar como os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Medianeira da Rede Jesuíta de Educação, vivenciam e compreendem a dimensão espiritual-religiosa, conforme estruturada no Mapa das Aprendizagens da instituição. A análise foi realizada com base nas autoavaliações do primeiro e do terceiro trimestres do ano letivo de 2024, considerando as respostas dadas pelos estudantes em relação aos três eixos que envolvem essa dimensão: a relação consigo mesmos, com o outro e com o mundo. Os resultados indicam que, mesmo que muitos estudantes reconheçam a importância e evidenciem crescimento nos dois primeiros eixos, há uma lacuna perceptível na compreensão do terceiro, que se refere à relação com o mundo, com a sociedade e com a sacralidade da vida como algo que transcende a religiosidade. A discussão aponta para a necessidade de vivências pedagógicas e pastorais mais intencionais e bem definidas, que integrem a espiritualidade inaciana ao cotidiano escolar e para além dele, estimulando os adolescentes a refletirem sobre sua relação com o transcendente e seu papel no processo de transformação social. Conclui-se que a educação jesuíta, ao unir excelência acadêmica e humana, oferece um caminho fértil a ser percorrido para o desenvolvimento integral dos estudantes, embora ainda com desafios a serem enfrentados para que a dimensão espiritualreligiosa seja plenamente assimilada e experienciada.;
Abstract This study aims to analyze how 8th grade students in the Middle School at Colégio Medianeira, part of the Jesuit Education Network, experience and understand the spiritual-religious dimension as structured in the institution's Learning Map. The analysis was based on students' self-assessments from the first and third trimesters of the 2024 academic year, considering their responses in relation to the three axes involved in this dimension: the relationship with themselves, with others, and with the world. The results indicate that, although many students recognize the importance of and show growth in the first two axes, there is a noticeable gap in their understanding of the third—referring to the relationship with the world, with society, and with the sacredness of life as something that transcends religiosity. The discussion highlights the need for more intentional and well-defined pedagogical and pastoral experiences that integrate Ignatian spirituality into everyday school life and beyond, encouraging adolescents to reflect on their relationship with the transcendent and their role in the process of social transformation. The study concludes that Jesuit education, by combining academic and human excellence, offers fertile ground for the integral development of students, although challenges remain in ensuring that the spiritual-religious dimension is fully assimilated and experienced.;
Palavras-chave Espiritualidade inaciana; Formação integral; Adolescência; Mapa das aprendizagens; Dimensão espiritual-religiosa; Ignatian spirituality; Integral formation; Adolescence; Learning map; Spiritual-religious dimension;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-05-27;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13790;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica;


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