Autor |
Abreu, Adélia Teresinha de; |
Orientador |
Paula, Jorge Luiz de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O mapa das aprendizagens e a dimensão espiritual-religiosa: experiência com estudantes do 8º ano no Colégio Medianeira; |
Resumo |
Este estudo tem como objetivo analisar como os estudantes do 8º ano do
Ensino Fundamental do Colégio Medianeira da Rede Jesuíta de Educação,
vivenciam e compreendem a dimensão espiritual-religiosa, conforme estruturada no
Mapa das Aprendizagens da instituição. A análise foi realizada com base nas
autoavaliações do primeiro e do terceiro trimestres do ano letivo de 2024,
considerando as respostas dadas pelos estudantes em relação aos três eixos que
envolvem essa dimensão: a relação consigo mesmos, com o outro e com o mundo.
Os resultados indicam que, mesmo que muitos estudantes reconheçam a
importância e evidenciem crescimento nos dois primeiros eixos, há uma lacuna
perceptível na compreensão do terceiro, que se refere à relação com o mundo, com
a sociedade e com a sacralidade da vida como algo que transcende a religiosidade.
A discussão aponta para a necessidade de vivências pedagógicas e pastorais mais
intencionais e bem definidas, que integrem a espiritualidade inaciana ao cotidiano
escolar e para além dele, estimulando os adolescentes a refletirem sobre sua
relação com o transcendente e seu papel no processo de transformação social.
Conclui-se que a educação jesuíta, ao unir excelência acadêmica e humana, oferece
um caminho fértil a ser percorrido para o desenvolvimento integral dos estudantes,
embora ainda com desafios a serem enfrentados para que a dimensão espiritualreligiosa seja plenamente assimilada e experienciada.; |
Abstract |
This study aims to analyze how 8th grade students in the Middle School at
Colégio Medianeira, part of the Jesuit Education Network, experience and
understand the spiritual-religious dimension as structured in the institution's Learning
Map. The analysis was based on students' self-assessments from the first and third
trimesters of the 2024 academic year, considering their responses in relation to the
three axes involved in this dimension: the relationship with themselves, with others, and with the world. The results indicate that, although many students recognize the
importance of and show growth in the first two axes, there is a noticeable gap in their
understanding of the third—referring to the relationship with the world, with society,
and with the sacredness of life as something that transcends religiosity. The
discussion highlights the need for more intentional and well-defined pedagogical and
pastoral experiences that integrate Ignatian spirituality into everyday school life and
beyond, encouraging adolescents to reflect on their relationship with the
transcendent and their role in the process of social transformation. The study
concludes that Jesuit education, by combining academic and human excellence,
offers fertile ground for the integral development of students, although challenges
remain in ensuring that the spiritual-religious dimension is fully assimilated and
experienced.; |
Palavras-chave |
Espiritualidade inaciana; Formação integral; Adolescência; Mapa das aprendizagens; Dimensão espiritual-religiosa; Ignatian spirituality; Integral formation; Adolescence; Learning map; Spiritual-religious dimension; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-05-27; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13790; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica; |