RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sensibilidade moral e a formação ética do estudante de medicina

Mostrar registro simples

Autor Abreu, Melissa Carvalho Martins de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7498453088002471;
Orientador Junges, Jose Roque;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1507037252079657;
Co-orientador Schaefer, Rafaela;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/5388403569420126;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Sensibilidade moral e a formação ética do estudante de medicina;
Resumo A presente tese, elaborada no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), teve como objetivo investigar as condições de saúde de estudantes universitários da área da saúde dos campi Mineiros e Trindade do Centro Universitário Mineiros-UNIFIMES, Goiás, em 2022. Todos os alunos assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se que o estudo contribua para levantar informações sobre as formação ética do estudante de medicina e a influência do currículo oculto na sua socialização para que possa evitar esses acontecimentos. A partir disso, a tese apresenta dois artigos: (I) Sensibilidade Moral e a formação ética do estudante de medicina, estudo qualitativo; (II) Medição da Sensibilidade Moral dos acadêmicos de Medicina, estudo transversal, quantitativo. A amostra do estudo foi composta por 74 estudantes de medicina que estavam cursando o estágio obrigatório, internato. O primeiro artigo foi realizado um estudo qualitativo, por meio de uma entrevista coletiva, visando compreender os aspectos que influenciam a sua formação ética durante a faculdade, entre estudantes de medicina, nos dois últimos anos do curso. Neste observouse que ensino foi considerado teórico e abstrato, não pautado pela reflexão sobre a prática clínica e as metodologias empregadas não eram ativas. O clima ético nos locais de práticas se mostrou pela competição com outros profissionais, com hostilidade e conflito. A atitude dos médicos preceptores era de contínua crítica e desvalorização dos estudantes. Essas situações apontam para a influência do currículo oculto, dificultando a formação da sensibilidade moral na formação ética do estudante de medicina. O segundo artigo, que faz parte do projeto guarda-chuva do grupo do doutorado, de base universitária cuja coleta de dados foi por meio de um questionário autoaplicado, padronizado e pré testado. A coleta de dados deu-se em sala de aula e o questionário incluiu uma questão sobre sensibilidade moral. Foi realizado treinamento de uma equipe para ajudar na aplicação do questionário, infelizmente não cumpriram com o compromisso. Foi realizado o teste piloto com a ajuda da Professora Tonantizin. Após, apliquei os questionários na Unidade Mineiros, em praticamente em todas as turmas e outra colega em duas turmas. Um terceiro colega aplicou os questionários na Unidade Trindade, porém sem grandes sucessos. Fiz toda a codificação de todos os dados dos questionários aplicados em Mineiros, sozinha. A entrada dos dados foi feita por meio do software EpiData versão 3.1, em dupla entrada. Posteriormente, a digitação foi comparada com fichas originais de modo a eliminar erros de digitação. A consistência e a análise dos dados foram realizadas no software Statano. No mês de julho de 2024 fizemos análise estatística dos dados. Os mesmos não foram satisfatórios, ou seja, p insignificante. Com isso levantamos a hipótese de submeter novamente ao comitê de ética a coleta de mais dados. Ou seja, aplicar novamente o questionário aos alunos atuais do internato médico e com isso somar ao grupo anterior. Foi aprovado pelo comitê de ética e foi aplicado e codificado os questionários. Entretanto não foi realizado a digitação e não foi introduzido essas informações no banco de dados. Não tive tempo hábil. Para desenvolver esse segundo artigo, em sua primeira tentativa, utilizamos um estudo transversal, abordagem quantitativa, com aplicação de dois questionários autoaplicáveis: o Moral Sensitivity Questionnaire (MSQ) e o Currículo Oculto Questionnaire (C³), respondidos por 74 estudantes matriculados a partir do 9º semestre. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva (média e desvio padrão), avaliação da consistência interna pelo alfa de Cronbach e testes de correlação bivariada, com auxílio do software SPSS. A presente pesquisa não evidenciou dados significativos. Será necessário aumentar o N para podermos conseguir significância. Com isso, optamos para esse momento, realizar a investigação do perfil demográfico da Sensibilidade Moral dos Estudantes de Medicina em regime de internato. Utilizamos os dados do banco de dados para fazer esse levantamento. Esse estudo indicou que o perfil demográfico é predominantemente feminino, branco, solteiro, sem filhos e sem atividade laboral remunerado e se identifica como católica. A média da sensibilidade moral foi de 3,581 (DP+/- 0,42) e teve uma correlação com religião (p=0,0009), sendo uma sensibilidade maior com os não católicos com média de 3,76 (DP +/- 0,39). O questionário foi dividido em seis dimensões: “Respeito à autonomia do paciente” com média de 4,49 (DP +/- 0,5), “Autonomia modificada” com média 3,792 (DP +/- 0,82), “Conflito Moral” média 2,896 (DP+/- 0,69), “Conhecimento Profissional” média 2,810 (DP +/-0,83), “Significado Moral” média 3,884 (DP +/- 0,65), “Trabalho em equipe” média 3,618 (DP +/- 0,72). As variáveis que demonstraram associação foram os estudantes que tem filhos em relação a dimensão “autonomia modificada”, e a religião em relação à “autonomia modificada”, à “conflito moral” e à “trabalho em equipe”. O trabalho concluiu que entre as seis dimensões avaliadas pelo questionário MSQ, a que apresentou maior sensibilidade moral foi “Respeito à Autonomia do Paciente”, enquanto “Conhecimento Profissional” obteve a menor média, o que sugere que o dominio tecnico ainda não está suficientemente integrado a princípios éticos no processo formativo. Dentre as variáveis sociodemográficas analisadas, a religião foi a que mais se associou à sensibilidade moral, com impacto em três dimensões do questionário, indicando que valores pessoais interferem na construção ética dos estudantes. Esses achados reforçam a necessidade de currículos que articulem conhecimento técnico e formação ética de forma indissociável, incorporando vivências pessoais, espaços de escuta e práticas reflexivas no ambiente clínico.;
Abstract This thesis, developed in the Postgraduate Program in Public Health at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), aimed to investigate the health conditions of university students in the health area at the Mineiros and Trindade campuses of the Centro Universitário Mineiros-UNIFIMES, Goiás, in 2022. All students signed a Free and Informed Consent Form. It is expected that the study will contribute to gathering information about the ethical formation of medical students and the influence of the hidden curriculum on their socialization so that they can avoid these events. Based on this, the thesis presents two articles: (I) Moral Sensitivity and the Ethical Formation of Medical Students, a qualitative study; (II) a cross-sectional study that explores the relationship between moral sensitivity and the hidden curriculum, through the application of statistical tests. The study sample consisted of 128 medical students who were taking the mandatory internship. The first article was a qualitative study, through focus group discussion, aimed at understanding the aspects that influence ethical training during college among medical students in the last two years of the course. In this study, it was observed that teaching was considered theoretical and abstract, not guided by reflection on clinical practice, and the methodologies used were not active. The ethical climate in the practice locations was demonstrated by competition with other professionals, with hostility and conflict. The attitude of the preceptor doctors was one of continuous criticism and devaluation of the students. These situations point to the influence of the hidden curriculum, hindering the formation of moral sensitivity in the ethical training of medical students. The second article, which is part of the umbrella project of the doctoral group, is university-based and whose data collection was through a self-administered, standardized and pre-tested questionnaire. Data collection took place in the classroom and the questionnaire included questions about moral sensitivity and the hidden curriculum. Training was provided to a team to help administer the questionnaire, unfortunately they did not fulfill the commitment. A pilot test was carried out. Afterwards, I applied the questionnaires at the Mineiros Unit, in practically all classes, and another colleague applied them to two classes. A third colleague applied the questionnaires at the Trindade Unit. All data was coded. Data entry was done using EpiData version 3.1 software, in double entry. Afterwards, the typing was compared with original forms in order to eliminate typing errors. Data consistency and analysis were performed using Statano software. In July 2024, we performed a statistical analysis of the data. The results were not satisfactory, that is, p was insignificant. Therefore, we raised the hypothesis of submitting the collection of more data to the ethics committee again. In other words, applying the questionnaire again to current medical internship students and thus adding them to the previous group. The ethics committee approved it and the questionnaires were applied and coded. However, typing was not performed and this information was not entered into the database. To develop this second article, we used a cross-sectional study, with a quantitative approach, with the application of two selfadministered questionnaires: the Moral Sensitivity Questionnaire (MSQ) and the Hidden Curriculum Questionnaire (C³), answered by 128 students enrolled in the 9th semester or later. The data were subjected to descriptive statistical analysis (mean and standard deviation), internal consistency assessment by Cronbach's alpha and bivariate correlation tests, with the aid of SPSS software. This research did not show significant data. It will be necessary to increase the N in order to achieve significance. Therefore, we decided to conduct a study of the demographic profile of the Moral Sensitivity of Medical Students in internships. We used data from the database to conduct this survey. This study indicated that the demographic profile is predominantly female, white, single, without children and without paid work, and identifies as Catholic. The mean moral sensitivity was 3.581 (SD +/- 0.42) and was correlated with religion (p = 0.0009), with greater sensitivity among non-Catholics, with a mean of 3.76 (SD +/- 0.39). The questionnaire was divided into six dimensions: “Respect for patient autonomy” with a mean of 4.49 (SD +/- 0.5), “Modified autonomy” with a mean of 3.792 (SD +/- 0.82), “Moral conflict” with a mean of 2.896 (SD +/- 0.69), “Professional knowledge” with a mean of 2.810 (SD +/- 0.83), “Moral meaning” with a mean of 3.884 (SD +/- 0.65), “Teamwork” with a mean of 3.618 (SD +/-0.72). The variables that demonstrated an association were students who have children in relation to the “modified autonomy” dimension, and religion in relation to “modified autonomy”, “moral conflict” and “teamwork”. The study concluded that among the six dimensions assessed by the MSQ questionnaire, the one that presented the greatest moral sensitivity was “Respect for Patient Autonomy”, while “Professional Knowledge” obtained the lowest average, which suggests that technical mastery is not yet sufficiently integrated with ethical principles in the training process. Among the sociodemographic variables analyzed, religion was the one that was most associated with moral sensitivity, with an impact on three dimensions of the questionnaire, indicating that personal values interfere in the ethical construction of students. These findings reinforce the need for curricula that articulate technical knowledge and ethical training in an inseparable way, incorporating personal experiences, listening spaces and reflective practices in the clinical environment.;
Palavras-chave Formação ética; Currículo oculto; Sensibilidade moral; Educação médica; Ethical training; Hidden curriculum; Moral sensitivity; Medical education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Saúde Coletiva;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-04-06;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13784;
Programa Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística