Autor |
Santos, Cristiano Menegon dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5601344090180012; |
Orientador |
Silva, Débora Oliveira da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8894344470187333; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Gestão de portfólio de inovação: um modelo qualitativo orientado pelos objetivos estratégicos da empresa; |
Resumo |
Esta pesquisa investiga a relevância da gestão do portfólio de inovação de
novos produtos para a manutenção da competitividade, da lucratividade e do
crescimento sustentável das empresas. O estudo enfatiza a importância da avaliação
contínua do portfólio de inovação, garantindo seu alinhamento com a missão e o
propósito organizacional. Além disso, destaca a necessidade de considerar tanto os
objetivos comerciais e financeiros quanto os objetivos não financeiros, assegurando
sua aderência às metas de Environmental, Social and Governance (ESG), a fim de
evitar desvios dos objetivos estratégicos. A gestão do portfólio de novos produtos visa,
principalmente, a maximização do valor e a convergência com a estratégia
corporativa. Assim, esta pesquisa busca identificar ferramentas e metodologias
eficazes, consolidando-as em um artefato aplicável que permita avaliar o alinhamento
do portfólio de inovação de novos produtos com os objetivos estratégicos
empresariais. Para atingir esse propósito, adotou-se a metodologia Design Science
Research (DSR). O estudo propõe um modelo de avaliação qualitativa para posicionar
o portfólio de inovação e projetar seus resultados estratégicos. A pesquisa identifica
indicadores de inovação e desenvolve dashboard de gestão que proporcionam uma
visão do estado atual e das perspectivas futuras da empresa. Além disso, o método
Fuzzy DEMATEL é empregado para avaliar a influência de cada critério na
classificação do portfólio sob a ótica dos avaliadores. Os resultados evidenciam
fatores estratégicos que impactam diretamente a gestão do portfólio, ressaltando a
importância de um dashboard estruturado para a análise integrada e a tomada de
decisões baseadas em dados. Essa abordagem fornece às empresas ferramentas
para uma gestão mais equilibrada e eficiente, garantindo um portfólio de inovação
alinhado aos objetivos estratégicos e maior previsibilidade competitiva.; |
Abstract |
This research investigates the relevance of innovation portfolio management for new
products in maintaining corporate competitiveness, profitability, and sustainable
growth. The study emphasizes the importance of continuous evaluation of the
innovation portfolio to ensure its alignment with the organization's mission and
purpose. Additionally, it highlights the need to consider both commercial and financial
objectives, as well as non-financial goals, ensuring adherence to Environmental,
Social, and Governance (ESG) targets to prevent deviations from strategic objectives.
The management of the new product portfolio primarily aims at maximizing
value and ensuring convergence with the corporate strategy. Thus, this research seeks
to identify effective tools and methodologies, consolidating them into an applicable
artifact that enables the evaluation of the alignment between the innovation portfolio
and the company's strategic objectives. To achieve this goal, the Design Science
Research (DSR) methodology was adopted. The study proposes qualitative
assessment model to position the innovation portfolio and project its strategic
outcomes. The research identifies innovation indicators and develops management
dashboards that provide a comprehensive view of the company’s current state and
future perspectives. Additionally, the Fuzzy DEMATEL method is employed to assess
the influence of each criterion in portfolio classification from the perspective of
evaluators. The results highlight strategic factors that directly impact portfolio
management, underscoring the importance of a structured dashboard for integrated
analysis and data-driven decision-making. This approach provides companies with
tools for a more balanced and efficient management process, ensuring an innovation
portfolio that is aligned with strategic objectives and enhancing competitive
predictability.; |
Palavras-chave |
Gestão de portfólio; Gestão da inovação; Alinhamento estratégico; Dashboard; Fuzzy DEMATEL; Portfolio management; Innovation management; Strategic alignment; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-03-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13739; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |