RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pedagogia da compaixão: problematizações sobre o trabalho docente e a EJA na série Segunda Chamada

Mostrar registro simples

Autor Leal, Rayane Ancelmo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3114113957963144;
Orientador Dal’Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Pedagogia da compaixão: problematizações sobre o trabalho docente e a EJA na série Segunda Chamada;
Resumo O presente trabalho investiga sentidos sobre trabalho docente e Educação de Jovens e Adultos (EJA) veiculados e/ou produzidos na série brasileira Segunda Chamada — apresentada na Globoplay, entre 2019 e 2021, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com direção artística de Joana Jabace —, principalmente, a partir da análise da personagem professora Lúcia. A pesquisa está fundamentada nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos em Docência, numa perspectiva pós-estruturalista. A partir destes campos, a investigação é desenvolvida utilizando o procedimento metodológico da etnografia de tela (Rial, Carmen, 2005; Balestrin, Patrícia, 2011; Cruz, Éderson da, 2019). Os principais conceitos que funcionam como ferramentas teóricas e metodológicas são: docência (Dal’Igna, Maria Cláudia, 2023); cultura e pedagogia cultural (Costa, Marisa, 2010; Camozzato, Viviane, 2014; Moreira; Antonio; Silva, Tomaz da, 2018a); e, linguagem (Meyer, Dagmar; Paraíso, Marlucy, 2021). Articulando as ferramentas teórico-metodológicas à produção das análises, percebeu-se que: (1) a docência é uma ferramenta que permite descrever e analisar uma pedagogia constituída na série Segunda Chamada, a “pedagogia da compaixão”; (2) esta pedagogia da compaixão se estrutura a partir de marcas das teorias críticas educacionais e de um contexto neoliberal que configuram o trabalho docente e as práticas pedagógicas na EJA; (3) a pedagogia da compaixão pode se constituir como uma pedagogia importante para o trabalho com jovens e adultos. Desta forma, sustenta-se a tese de que o trabalho docente na série Segunda Chamada é constituído por um modo de ser docente, comprometido com o ensino e com os/as estudantes e, ao mesmo tempo, atravessado por um contexto neoliberal que convoca cada vez mais docentes a se responsabilizarem, individualmente, pelas transformações das trajetórias de vida desses/as alunos/as. Esse modo de ser professor/a é denominado, nesta pesquisa, de “pedagogia da compaixão”.;
Abstract This paper investigates meanings about teaching work and Youth and Adult Education (YAE) conveyed and/or produced in the Brazilian series Segunda Chamada — shown on Globoplay between 2019 and 2021, written by Carla Faour and Julia Spadaccini, with artistic direction by Joana Jabace — mainly based on the analysis of the character professor Lúcia. The research is based on the fields of Cultural Studies and Teaching Studies, from a post-structuralist perspective. From these fields, the investigation is developed using the methodological procedure of screen ethnography (Rial, Carmen, 2005; Balestrin, Patrícia, 2011; Cruz, Éderson da, 2019). The main concepts that are applied as theoretical and methodological tools are: teaching (Dal'Igna, Maria Cláudia, 2023); culture and cultural pedagogy (Costa, Marisa, 2010; Camozzato, Viviane, 2014; Moreira; Antonio; Silva, Tomaz da, 2018a); and language (Meyer, Dagmar; Paraíso, Marlucy, 2021). Articulating the theoretical-methodological tools to produce the analyses, we realized that: (1) teaching is a tool that allows us to describe and analyze a pedagogy constituted in the Segunda Chamada series, the “pedagogy of compassion”; (2) this pedagogy of compassion is structured from the marks of critical educational theories and a neoliberal context that shape teaching work and pedagogical practices in YAE; (3) the pedagogy of compassion can be constituted as an important pedagogy for working with youth and adults. This supports the thesis that the teaching work in the Segunda Chamada series is constituted by a way of being a teacher, committed to teaching and to the students and, at the same time, crossed by a neoliberal context that calls on more and more teachers to take individual responsibility for transforming the life trajectories of these students. This way of being a teacher is referred to in this research as the “pedagogy of compassion”.; El presente trabajo investiga sentidos sobre trabajo docente y Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) que son difundidos y/o producidos en la série Segunda Chamada, principalmente a partir del análisis del personaje de la profesora Lúcia. La serie brasileña, presentada en Globoplay entre los años de 2019 y 2021, fue escrita por Carla Faour y Julia Spadaccini, y tiene dirección artística de Joana Jabace. La pesquisa está fundamentada en los campos de los Estudios Culturales y Estudios en Docencia, en una perspectiva postestructuralista. A partir de esos campos, la investigación es desarrollada utilizando el procedimiento metodológico de etnografía de pantalla (Rial, Carmen, 2005; Balestrin, Patrícia, 2011; Cruz, Éderson da, 2019). Los principales conceptos que operan como herramientas teóricas y metodológicas son: docencia (Dal’Igna, Maria Cláudia, 2023); cultura y pedagogía cultural (Costa, Marisa, 2010; Camozzato, Viviane, 2014; Moreira, Antonio; Silva, Tomaz da, 2018a); y, lenguaje (Meyer, Dagmar; Paraíso, Marlucy, 2021). Articulando las herramientas teórico-metodológicas ya explicitadas, y por medio de los análisis, se pudo percibir que: (1) docencia es una herramienta que permite describir y analizar una pedagogía que es constituída en la série Segunda Chamada: la “pedagogía de la compasión”; (2) esa pedagogía de la compasión se estructura a partir de marcas de las teorías críticas educacionales y de un contexto neoliberal que configuran el trabajo docente y las prácticas pedagógicas en la EJA; (3) la pedagogía de la compasión puede constituirse como una pedagogía importante para el trabajo con jóvenes y adultos. De esta forma, se puede sustentar la tesis de que el trabajo docente, en la série Segunda Chamada, es constituido por un modo de ser docente comprometido con la enseñanza y con estudiantes y, al mismo tiempo, cruzado por un contexto neoliberal que convoca cada vez más docentes a responsabilizarse individualmente por las transformaciones de las trayectorias de vida de los estudiantes. Ese modo de ser docente es llamado, en esta pesquisa, de “pedagogía de la compasión”.;
Palavras-chave Docência; Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos; Série Segunda Chamada; Etnografia de tela; Trabalho docente; Teaching; Pedagogy; Youth and Adult Education; Segunda Chamada series; Screen ethnography; Teaching work; Docencia; Pedagogía; Educación de Jóvenes y Adultos; Serie Segunda Chamada; Etnografía de pantalla; Trabajo docente;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-04-08;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13724;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística