Resumo |
O presente trabalho investiga sentidos sobre trabalho docente e Educação de
Jovens e Adultos (EJA) veiculados e/ou produzidos na série brasileira Segunda
Chamada — apresentada na Globoplay, entre 2019 e 2021, escrita por Carla Faour
e Julia Spadaccini, com direção artística de Joana Jabace —, principalmente, a partir
da análise da personagem professora Lúcia. A pesquisa está fundamentada nos
campos dos Estudos Culturais e dos Estudos em Docência, numa perspectiva
pós-estruturalista. A partir destes campos, a investigação é desenvolvida utilizando o
procedimento metodológico da etnografia de tela (Rial, Carmen, 2005; Balestrin,
Patrícia, 2011; Cruz, Éderson da, 2019). Os principais conceitos que funcionam
como ferramentas teóricas e metodológicas são: docência (Dal’Igna, Maria Cláudia,
2023); cultura e pedagogia cultural (Costa, Marisa, 2010; Camozzato, Viviane, 2014;
Moreira; Antonio; Silva, Tomaz da, 2018a); e, linguagem (Meyer, Dagmar; Paraíso,
Marlucy, 2021). Articulando as ferramentas teórico-metodológicas à produção das
análises, percebeu-se que: (1) a docência é uma ferramenta que permite descrever
e analisar uma pedagogia constituída na série Segunda Chamada, a “pedagogia da
compaixão”; (2) esta pedagogia da compaixão se estrutura a partir de marcas das
teorias críticas educacionais e de um contexto neoliberal que configuram o trabalho
docente e as práticas pedagógicas na EJA; (3) a pedagogia da compaixão pode se
constituir como uma pedagogia importante para o trabalho com jovens e adultos.
Desta forma, sustenta-se a tese de que o trabalho docente na série Segunda
Chamada é constituído por um modo de ser docente, comprometido com o ensino e
com os/as estudantes e, ao mesmo tempo, atravessado por um contexto neoliberal
que convoca cada vez mais docentes a se responsabilizarem, individualmente, pelas
transformações das trajetórias de vida desses/as alunos/as. Esse modo de ser
professor/a é denominado, nesta pesquisa, de “pedagogia da compaixão”.; |
Abstract |
This paper investigates meanings about teaching work and Youth and Adult
Education (YAE) conveyed and/or produced in the Brazilian series Segunda
Chamada — shown on Globoplay between 2019 and 2021, written by Carla Faour
and Julia Spadaccini, with artistic direction by Joana Jabace — mainly based on the
analysis of the character professor Lúcia. The research is based on the fields of
Cultural Studies and Teaching Studies, from a post-structuralist perspective. From
these fields, the investigation is developed using the methodological procedure of
screen ethnography (Rial, Carmen, 2005; Balestrin, Patrícia, 2011; Cruz, Éderson da,
2019). The main concepts that are applied as theoretical and methodological tools
are: teaching (Dal'Igna, Maria Cláudia, 2023); culture and cultural pedagogy (Costa,
Marisa, 2010; Camozzato, Viviane, 2014; Moreira; Antonio; Silva, Tomaz da, 2018a);
and language (Meyer, Dagmar; Paraíso, Marlucy, 2021). Articulating the
theoretical-methodological tools to produce the analyses, we realized that: (1)
teaching is a tool that allows us to describe and analyze a pedagogy constituted in
the Segunda Chamada series, the “pedagogy of compassion”; (2) this pedagogy of
compassion is structured from the marks of critical educational theories and a
neoliberal context that shape teaching work and pedagogical practices in YAE; (3)
the pedagogy of compassion can be constituted as an important pedagogy for
working with youth and adults. This supports the thesis that the teaching work in the
Segunda Chamada series is constituted by a way of being a teacher, committed to
teaching and to the students and, at the same time, crossed by a neoliberal context
that calls on more and more teachers to take individual responsibility for transforming
the life trajectories of these students. This way of being a teacher is referred to in this
research as the “pedagogy of compassion”.; El presente trabajo investiga sentidos sobre trabajo docente y Educación de
Jóvenes y Adultos (EJA) que son difundidos y/o producidos en la série Segunda
Chamada, principalmente a partir del análisis del personaje de la profesora Lúcia. La
serie brasileña, presentada en Globoplay entre los años de 2019 y 2021, fue escrita
por Carla Faour y Julia Spadaccini, y tiene dirección artística de Joana Jabace. La
pesquisa está fundamentada en los campos de los Estudios Culturales y Estudios en
Docencia, en una perspectiva postestructuralista. A partir de esos campos, la
investigación es desarrollada utilizando el procedimiento metodológico de etnografía
de pantalla (Rial, Carmen, 2005; Balestrin, Patrícia, 2011; Cruz, Éderson da, 2019).
Los principales conceptos que operan como herramientas teóricas y metodológicas
son: docencia (Dal’Igna, Maria Cláudia, 2023); cultura y pedagogía cultural (Costa,
Marisa, 2010; Camozzato, Viviane, 2014; Moreira, Antonio; Silva, Tomaz da, 2018a);
y, lenguaje (Meyer, Dagmar; Paraíso, Marlucy, 2021). Articulando las herramientas
teórico-metodológicas ya explicitadas, y por medio de los análisis, se pudo percibir
que: (1) docencia es una herramienta que permite describir y analizar una pedagogía
que es constituída en la série Segunda Chamada: la “pedagogía de la compasión”;
(2) esa pedagogía de la compasión se estructura a partir de marcas de las teorías
críticas educacionales y de un contexto neoliberal que configuran el trabajo docente
y las prácticas pedagógicas en la EJA; (3) la pedagogía de la compasión puede
constituirse como una pedagogía importante para el trabajo con jóvenes y adultos.
De esta forma, se puede sustentar la tesis de que el trabajo docente, en la série
Segunda Chamada, es constituido por un modo de ser docente comprometido con la
enseñanza y con estudiantes y, al mismo tiempo, cruzado por un contexto neoliberal
que convoca cada vez más docentes a responsabilizarse individualmente por las
transformaciones de las trayectorias de vida de los estudiantes. Ese modo de ser
docente es llamado, en esta pesquisa, de “pedagogía de la compasión”.; |