Autor |
Musiau, Paulo Malicka; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9669185921159133; |
Orientador |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Escola do Novo Tempo: o ensino de período integral no estado de Rondônia, uma parceria público-privada (de 2017 a 2022); |
Resumo |
O presente estudo resulta da pesquisa sobre a relação público-privada firmada entre
o Estado de Rondônia e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE),
bem como os efeitos que tal parceria gera no âmbito do Ensino Médio após a
chegada do Modelo Escola da Escolha. Inserida nesse contexto temático, a
investigação tem como objetivo identificar os princípios estruturantes do Modelo
Escola da Escolha, a fim de compreender as articulações desse modelo em conexão
com a racionalidade neoliberal e com a possível produção de uma cultura escolar
característica, no Estado de Rondônia, entre 2017 e 2022. A metodologia utilizada
centra-se na Entrevista Compreensiva, por meio das entrevistas dos gestores e dos
professores, assim como na análise de documentos oficiais do Programa Escola do
Novo Tempo no Estado de Rondônia, em 2017. Desse modo, mediante a análise de
tais entrevistas e a análise dos Cadernos de Formação do ICE, foi possível
compreender que o programa da escola de tempo integral suscita, nos gestores, nos
professores e nos estudantes, uma determinada cultura, que se identifica por
intermédio das práticas cotidianas desenvolvidas no contexto escolar e na relação
entre estratégia e tática, produzidas nesse contexto e entendidas a partir de Michel
de Certeau (1996). A cultura escolar observada nesse Programa diz respeito a
alguns procedimentos executados pelos atores envolvidos, tais como: realizar o
planejamento na escola, pois é uma exigência do Programa; preparar uma Eletiva,
no intuito de contemplar os anseios dos estudantes; exercer a função de tutor, às
vezes no horário do almoço ou de planejamento; ter uma agenda semanal, que
inclua uma reunião de área, com o propósito de alinhar e de se inteirar das
atividades propostas pela gestão escolar e por outras áreas; focar na avaliação
semanal, com vistas a resultados rentáveis e satisfatórios que satisfaçam os
interesses do ICE e da Secretaria Estadual de Educação, que vai interferindo
diretamente nos movimentos pedagógicos dos docentes, por meio de avaliações
padronizadas, condicionando docentes e estudantes a cumprirem as demandas
exigidas pelos órgãos responsáveis pela educação básica do país. A respeito desse
cenário, defendo a tese de que o Programa Escola do Novo Tempo, com inspiração
no Modelo Escola da Escolha, apresenta elementos ideológicos presentes nos
Cadernos de Formação que são usados pelo Instituto de Corresponsabilidade pela
Educação para suscitar, na gestão escolar, nos professores e nos estudantes, uma cultura, em determinados aspectos, singular a esse modelo escolar. Tal modelo é
pautado em um gerencialismo empresarial, que prepara os estudantes para
atenderem aos anseios do mercado de trabalho e que os condiciona para uma
racionalidade neoliberal, por meio de um discurso de tornar-se empreendedor de si.
Nessa direção, serão responsáveis pelos seus sucessos e pelos seus fracassos, o
que isenta o Estado de sua responsabilidade para com a educação, em uma
parceria pública-privada que tem avançado sistematicamente na educação básica
brasileira nos últimos anos.; |
Abstract |
This study is the result of research on the public-private relationship established
between the State of Rondônia and the Institute of Co-responsibility for Education
(ICE), as well as the effects that such a partnership generates in the context of
Secondary Education after the arrival of the School of Choice Model. Within this
thematic context, the research aims to identify the structuring principles of the School
of Choice Model, in order to understand the articulations of this model in connection
with neoliberal rationality and with the possible production of a characteristic school
culture, in the State of Rondônia, between 2017 and 2022. The methodology used
focuses on the Comprehensive Interview, through interviews with managers and
teachers, as well as on the analysis of official documents of the New Time School
Program in the State of Rondônia, in 2017. Thus, through the analysis of such
interviews and the analysis of the ICE Training Notebooks, it was possible to
understand that the full-time school program arouses, in managers, teachers and
students, a certain culture, which is identified through the daily practices developed in
the school context and in the relationship between strategy and tactics, produced in
this context and understood from Michel de Certeau (1996). The school culture
observed in this Program concerns some procedures carried out by the actors
involved, such as: carrying out planning at school, as it is a requirement of the
Program; preparing an Elective, with the aim of meeting the students' desires; acting
as a tutor, sometimes during lunch or planning time; having a weekly agenda, which
includes an area meeting, with the purpose of aligning and becoming aware of the
activities proposed by the school management and other areas; focusing on the
weekly evaluation, with a view to profitable and satisfactory results that satisfy the
interests of ICE and the State Department of Education, which directly interferes in
the pedagogical movements of teachers, through standardized evaluations,
conditioning teachers and students to meet the demands required by the agencies
responsible for basic education in the country. In light of this scenario, I defend the
thesis that the New Time School Program, inspired by the School of Choice Model,
presents ideological elements present in the Training Notebooks that are used by the
Institute of Co-responsibility for Education to raise, in school management, in
teachers and students, a culture, in certain aspects, unique to this school model.
Such a model is based on a business managerialism, which prepares students to meet the desires of the labor market and conditions them to a neoliberal rationality,
through a discourse of becoming self-entrepreneurs. In this sense, they will be
responsible for their successes and failures, which exempts the State from its
responsibility for education, in a public-private partnership that has systematically
advanced in Brazilian basic education in recent years.; |
Palavras-chave |
Escola da Escolha; Relação público-privada; Ensino Médio; Currículo; Práticas cotidianas; Cultura escolar; School of Choice; Public-private relationship; High School; Curriculum; Everyday practices; School culture; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-03-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13723; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |