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Escola do Novo Tempo: o ensino de período integral no estado de Rondônia, uma parceria público-privada (de 2017 a 2022)

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Autor Musiau, Paulo Malicka;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9669185921159133;
Orientador Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Escola do Novo Tempo: o ensino de período integral no estado de Rondônia, uma parceria público-privada (de 2017 a 2022);
Resumo O presente estudo resulta da pesquisa sobre a relação público-privada firmada entre o Estado de Rondônia e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), bem como os efeitos que tal parceria gera no âmbito do Ensino Médio após a chegada do Modelo Escola da Escolha. Inserida nesse contexto temático, a investigação tem como objetivo identificar os princípios estruturantes do Modelo Escola da Escolha, a fim de compreender as articulações desse modelo em conexão com a racionalidade neoliberal e com a possível produção de uma cultura escolar característica, no Estado de Rondônia, entre 2017 e 2022. A metodologia utilizada centra-se na Entrevista Compreensiva, por meio das entrevistas dos gestores e dos professores, assim como na análise de documentos oficiais do Programa Escola do Novo Tempo no Estado de Rondônia, em 2017. Desse modo, mediante a análise de tais entrevistas e a análise dos Cadernos de Formação do ICE, foi possível compreender que o programa da escola de tempo integral suscita, nos gestores, nos professores e nos estudantes, uma determinada cultura, que se identifica por intermédio das práticas cotidianas desenvolvidas no contexto escolar e na relação entre estratégia e tática, produzidas nesse contexto e entendidas a partir de Michel de Certeau (1996). A cultura escolar observada nesse Programa diz respeito a alguns procedimentos executados pelos atores envolvidos, tais como: realizar o planejamento na escola, pois é uma exigência do Programa; preparar uma Eletiva, no intuito de contemplar os anseios dos estudantes; exercer a função de tutor, às vezes no horário do almoço ou de planejamento; ter uma agenda semanal, que inclua uma reunião de área, com o propósito de alinhar e de se inteirar das atividades propostas pela gestão escolar e por outras áreas; focar na avaliação semanal, com vistas a resultados rentáveis e satisfatórios que satisfaçam os interesses do ICE e da Secretaria Estadual de Educação, que vai interferindo diretamente nos movimentos pedagógicos dos docentes, por meio de avaliações padronizadas, condicionando docentes e estudantes a cumprirem as demandas exigidas pelos órgãos responsáveis pela educação básica do país. A respeito desse cenário, defendo a tese de que o Programa Escola do Novo Tempo, com inspiração no Modelo Escola da Escolha, apresenta elementos ideológicos presentes nos Cadernos de Formação que são usados pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação para suscitar, na gestão escolar, nos professores e nos estudantes, uma cultura, em determinados aspectos, singular a esse modelo escolar. Tal modelo é pautado em um gerencialismo empresarial, que prepara os estudantes para atenderem aos anseios do mercado de trabalho e que os condiciona para uma racionalidade neoliberal, por meio de um discurso de tornar-se empreendedor de si. Nessa direção, serão responsáveis pelos seus sucessos e pelos seus fracassos, o que isenta o Estado de sua responsabilidade para com a educação, em uma parceria pública-privada que tem avançado sistematicamente na educação básica brasileira nos últimos anos.;
Abstract This study is the result of research on the public-private relationship established between the State of Rondônia and the Institute of Co-responsibility for Education (ICE), as well as the effects that such a partnership generates in the context of Secondary Education after the arrival of the School of Choice Model. Within this thematic context, the research aims to identify the structuring principles of the School of Choice Model, in order to understand the articulations of this model in connection with neoliberal rationality and with the possible production of a characteristic school culture, in the State of Rondônia, between 2017 and 2022. The methodology used focuses on the Comprehensive Interview, through interviews with managers and teachers, as well as on the analysis of official documents of the New Time School Program in the State of Rondônia, in 2017. Thus, through the analysis of such interviews and the analysis of the ICE Training Notebooks, it was possible to understand that the full-time school program arouses, in managers, teachers and students, a certain culture, which is identified through the daily practices developed in the school context and in the relationship between strategy and tactics, produced in this context and understood from Michel de Certeau (1996). The school culture observed in this Program concerns some procedures carried out by the actors involved, such as: carrying out planning at school, as it is a requirement of the Program; preparing an Elective, with the aim of meeting the students' desires; acting as a tutor, sometimes during lunch or planning time; having a weekly agenda, which includes an area meeting, with the purpose of aligning and becoming aware of the activities proposed by the school management and other areas; focusing on the weekly evaluation, with a view to profitable and satisfactory results that satisfy the interests of ICE and the State Department of Education, which directly interferes in the pedagogical movements of teachers, through standardized evaluations, conditioning teachers and students to meet the demands required by the agencies responsible for basic education in the country. In light of this scenario, I defend the thesis that the New Time School Program, inspired by the School of Choice Model, presents ideological elements present in the Training Notebooks that are used by the Institute of Co-responsibility for Education to raise, in school management, in teachers and students, a culture, in certain aspects, unique to this school model. Such a model is based on a business managerialism, which prepares students to meet the desires of the labor market and conditions them to a neoliberal rationality, through a discourse of becoming self-entrepreneurs. In this sense, they will be responsible for their successes and failures, which exempts the State from its responsibility for education, in a public-private partnership that has systematically advanced in Brazilian basic education in recent years.;
Palavras-chave Escola da Escolha; Relação público-privada; Ensino Médio; Currículo; Práticas cotidianas; Cultura escolar; School of Choice; Public-private relationship; High School; Curriculum; Everyday practices; School culture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-03-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13723;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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