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Políticas e práticas curriculares de Educação em Direitos Humanos (EDH) na perspectiva da justiça curricular: um estudo em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo/RS (2015-2024)

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Autor Ecoten, Márcia Cristina Furtado;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0226096933872551;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Políticas e práticas curriculares de Educação em Direitos Humanos (EDH) na perspectiva da justiça curricular: um estudo em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo/RS (2015-2024);
Resumo Esta tese situa-se no campo das políticas educacionais, tendo como temática principal a Educação em Direitos Humanos (EDH) e, como objeto de estudo, as políticas e práticas curriculares de escolas da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, entre os anos de 2015 e 2024, período de vigência do Plano Municipal de Educação de São Leopoldo. Tem por objetivo analisar as políticas que orientam a Educação em Direitos Humanos e como tais princípios e diretrizes se efetivam nas práticas curriculares, na perspectiva da justiça curricular. Assentada na concepção teórica epistemológica da teoria crítica, essa pesquisa qualitativa tem como método a pesquisa documental e se efetiva a partir do trabalho com diferentes fontes de dados: documentos legais, especialmente da esfera federal e municipal, entrevistas e questionários. Foram realizadas entrevistas com a Secretária de Educação do município e com as gestoras de duas escolas (supervisora e diretora) selecionadas para o estudo, renomeadas como Escola Maria da Penha e Escola Maria Margarida Alves. Foram aplicados também questionários aos(as) docentes das escolas. Em relação ao ponto de partida da investigação, compreender se teoria e prática andam juntas nas questões referentes à Educação em Direitos Humanos no município de São Leopoldo, fica evidente um descompasso entre os dois aspectos. Há, claramente, a intenção de promover a discussão e formação docente mas, ao mesmo tempo, sem propostas que se reflitam efetivamente na formação dos(as) professores(as) da rede municipal.;
Abstract This thesis is situated in the field of educational policies with Human Rights Education (HRE) as its main theme and, as its object of study, the curricular policies and practices of schools in the Municipal Education Network of São Leopoldo, a city in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, between 2015 and 2025, the year in which the São Leopoldo Municipal Education Plan came into force. Its aim is to analyze the policies that guide Human Rights Education and how these principles and guidelines are implemented in curricular practices, from the perspective of curricular justice. Based on the theoretical and epistemological conception of critical theory, this qualitative research uses documentary research as its method and works with different sources of data: legal documents, especially from the federal and municipal spheres, interviews and questionnaires. Interviews were conducted with the municipality's Secretary of Education and the managers of the two schools (supervisor and principal) selected for the study, renamed Escola Maria da Penha and Escola Maria Margarida Alves. Questionnaires were also administered to the teachers at the schools. In relation to the starting point of the investigation, to understand whether theory and practice go hand in hand on issues relating to Human Rights Education in the city of São Leopoldo, it is clear that there is a mismatch between the two aspects. There is clearly an intention to promote discussion and teacher training but, at the same time, no proposals that are effectively reflected in the training of teachers in the municipal network.;
Palavras-chave Direitos humanos; Educação em direitos humanos; Políticas educacionais; Práticas curriculares; Justiça curricular; Human rights; human rights education; Educational policies; Curricular practices; Curricular justice;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-04-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13719;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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