Autor |
Ecoten, Márcia Cristina Furtado; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0226096933872551; |
Orientador |
Fritsch, Rosangela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Políticas e práticas curriculares de Educação em Direitos Humanos (EDH) na perspectiva da justiça curricular: um estudo em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo/RS (2015-2024); |
Resumo |
Esta tese situa-se no campo das políticas educacionais, tendo como temática
principal a Educação em Direitos Humanos (EDH) e, como objeto de estudo, as
políticas e práticas curriculares de escolas da Rede Municipal de Educação de São
Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul,
entre os anos de 2015 e 2024, período de vigência do Plano Municipal de Educação
de São Leopoldo. Tem por objetivo analisar as políticas que orientam a Educação
em Direitos Humanos e como tais princípios e diretrizes se efetivam nas práticas
curriculares, na perspectiva da justiça curricular. Assentada na concepção teórica
epistemológica da teoria crítica, essa pesquisa qualitativa tem como método a
pesquisa documental e se efetiva a partir do trabalho com diferentes fontes de
dados: documentos legais, especialmente da esfera federal e municipal, entrevistas
e questionários. Foram realizadas entrevistas com a Secretária de Educação do
município e com as gestoras de duas escolas (supervisora e diretora) selecionadas
para o estudo, renomeadas como Escola Maria da Penha e Escola Maria Margarida
Alves. Foram aplicados também questionários aos(as) docentes das escolas. Em
relação ao ponto de partida da investigação, compreender se teoria e prática andam
juntas nas questões referentes à Educação em Direitos Humanos no município de
São Leopoldo, fica evidente um descompasso entre os dois aspectos. Há,
claramente, a intenção de promover a discussão e formação docente mas, ao
mesmo tempo, sem propostas que se reflitam efetivamente na formação dos(as)
professores(as) da rede municipal.; |
Abstract |
This thesis is situated in the field of educational policies with Human Rights
Education (HRE) as its main theme and, as its object of study, the curricular policies
and practices of schools in the Municipal Education Network of São Leopoldo, a city
in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, between 2015 and
2025, the year in which the São Leopoldo Municipal Education Plan came into force.
Its aim is to analyze the policies that guide Human Rights Education and how these
principles and guidelines are implemented in curricular practices, from the
perspective of curricular justice. Based on the theoretical and epistemological
conception of critical theory, this qualitative research uses documentary research as
its method and works with different sources of data: legal documents, especially from
the federal and municipal spheres, interviews and questionnaires. Interviews were
conducted with the municipality's Secretary of Education and the managers of the
two schools (supervisor and principal) selected for the study, renamed Escola Maria
da Penha and Escola Maria Margarida Alves. Questionnaires were also administered
to the teachers at the schools. In relation to the starting point of the investigation, to
understand whether theory and practice go hand in hand on issues relating to Human
Rights Education in the city of São Leopoldo, it is clear that there is a mismatch
between the two aspects. There is clearly an intention to promote discussion and
teacher training but, at the same time, no proposals that are effectively reflected in
the training of teachers in the municipal network.; |
Palavras-chave |
Direitos humanos; Educação em direitos humanos; Políticas educacionais; Práticas curriculares; Justiça curricular; Human rights; human rights education; Educational policies; Curricular practices; Curricular justice; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-23; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13719; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |