Autor |
Piva, Luciane Frosi; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2297089874436755; |
Orientador |
Fabris, Elí Terezinha Henn; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2961121430255733; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Docências na educação infantil e as ciclotramas de suas especificidades: a criação de um ethos sensível; |
Resumo |
Esta tese investiga como as professoras expressam suas concepções e se posicionam sobre as especificidades das docências na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras pesquisadoras da Educação Infantil pública do município de São Leopoldo, em encontros no Laboratório de Docências Contemporâneas - LABDOC (Unisinos/CNPq), desenvolvido em duas fases, nos anos de 2022 e 2023. A problemática da pesquisa foi: Como as professoras, a partir dos experimentos e experiências no LABDOC, se expressam e se posicionam frente às especificidades das docências na Educação Infantil? Os referenciais da pesquisa foram os estudos sobre as Docências Contemporâneas, o Campo da Educação Infantil e os Estudos da Infância e da Criança. Assume-se a concepção de docências como uma experiência complexa, ciclotramada com muitos fios de sentidos produzidos sempre em relação com a formação, a constituição docente e os conhecimentos junto à criança e seu grupo, em contextos
desafiadores. Uma docência que demanda da professora um modo de ser e estar inteira aos processos junto às crianças, em que o acolhimento, a disponibilidade e a escuta contribuem para a criação de um ethos sensível. Expresso na constituição de um clima, uma atmosfera, uma cultura do sensível na relação professora-criança com a sua turma, bem como suas singularidades, pluralidades e complexidades, por isso Docências no
plural. Um ethos sensível porque é condição da trama, na formação da professora da Educação Infantil, contemplando conhecimentos da Pedagogia e da Educação Infantil, com as linguagens e os conhecimentos da área da Arte, em tramas nesse ethos sensível. É a dimensão estética da docência que produz, pelo sensível, a incorporação dessa docência que é também sensível. A abordagem teórico-metodológica seguiu os princípios da pesquisa (de)formação. A partir dos conceitos de Artesania (Sennett, 2021) e de Ciclotrama (Landini, 2020) foi possível pensar o exercício das docências, como o fazer bem feito e autoral produzidas por uma experiência estética e a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. O material empírico para as análises foi produzido a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: as transcrições dos encontros formativos no LABDOC, o material produzido neste Laboratório e os advindos dos escritos e registros individuais a partir dos experimentos e experiências das professoras. Para operar como uma lente, nas análises, utilizou-se uma matriz teórico-metodológica, em
Ciclotrama, que possibilitou mostrar e criar uma Ciclotrama das Docências na Educação
Infantil composta por especificidades em uma trama de relações em fios de sentidos de
sustentação, suspensão e tensão, aberta a tantas e novas conexões possíveis. Especificidades entendidas como características peculiares das docências na Educação Infantil. Além disso, as análises possibilitaram elaborar argumentos para defender a seguinte tese: A experiência de uma formação como (de)formação em Laboratório, com professoras, potencializa a sua formação e a sua constituição docente e possibilita o interrogar-se, expor-se, (de)formar-se e o reposicionar-se como professora movida pela complexidade, sensibilidade, autoria e criação das docências na Educação Infantil. Tanto a docência como as suas especificidades, se constituem em ciclotramas, em relações de sustentação, suspensão e tensão com o outro e em coformação. Envolve uma trama complexa e autoral de relações em Ciclotrama, porque - é arte, é criação, é conhecimento, é experiência, é sensibilidade, é saber-fazer desenvolvida em um ethos sensível.; |
Abstract |
This thesis investigates how teachers express their conceptions and position themselves
regarding the specificities of teaching in Early Childhood Education. The research was
conducted with teacher-researchers from public Early Childhood Education in the municipality of São Leopoldo, through meetings at the Contemporary Teaching Laboratory - LABDOC (Unisinos/CNPq), developed in two phases, in the years 2022 and 2023. The research problem was: How do the teachers, through experiments and experiences in LABDOC, express themselves and position themselves in relation to the specificities of teaching in Early Childhood Education The research was based on theoretical frameworks related to Contemporary teaching, the Field of Early Childhood Education and Studies on Childhood and Children. The concept of teaching is assumed to be a complex experience, interwoven with many threads of meaning produced always in relation to teacher training, the teaching constitution, and knowledge with children and their groups in challenging contexts. A teaching that requires the teacher to be fully present in the processes with the children, where reception, availability, listening, contribute to the creation of a sensitive ethos. Expressed in the constitution of a climate, an atmosphere, a group of sensitivity in the teacher-child relationship, acknowledging their singularities, pluralities, and complexities, hence the term teachings in the plural. A sensitive ethos because it is a condition of the trama, in the training of the Early Childhood Education teacher, contemplating knowledge of Pedagogy and Early Childhood Education, with the languages and knowledge of the area of Art, in plots in this sensitive ethos. It is the aesthetic dimension of teaching that produces, through the sensitive, the incorporation
of this teaching that is also sensitive. The theoretical-methodological approach followed the principles of (de)formation research. Based on the concepts of Craftsmanship (Sennett, 2021) and Ciclotrama (Landini, 2020), it was possible to think about the exercise of teaching, as welldone and authorial work produced by an aesthetic experience and research in different areas of knowledge. The empirical material for the analyses was produced using the following methodological procedures: transcriptions of formative meetings in LABDOC, material produced in this laboratory, and records and notes from the teachers' experiments and experiences. To operate as a lens in the analyses, a theoretical-methodological matrix in Ciclotrama was used, which allowed for the creation of a Ciclotrama of Early Childhood Education teachings through specificities in a web of relationships formed by threads of meaning - sustainment, suspension, and tension - open to countless new possible connections. Specificities are understood as peculiar characteristics of teaching in Early Childhood Education. Furthermore, the analyses allowed the formulation of arguments to defend the following thesis: The experience of training as (de)formation in a Laboratory with teachers enhances their professional development and teaching constitution, enabling questioning oneself, exposing oneself, (de)forming oneself and repositioning oneself as a teacher driven by complexity sensitivity, authorship and creation of teaching in Early Childhood Education. Both teaching and its specificities constitute ciclotramas, composed of specificities in a web of
relationships formed by threads of meaning - sustainment, suspension and tension - with others and in co-formation. It involves a complex and authorial plot of relationships in Ciclotrama, because - it is art, it is creation, it is knowledge, it is experience, it is sensitivity, it is know how developed in a sensitive ethos.; |
Palavras-chave |
Docências; Professor de educação infantil; Especificidades das docências na educação infantil; Pesquisa (de)formação; Formação de professores; Ethos sensível; Teaching; Early childhood education teacher; Specificities of teaching in early childhood education; Research (de)formation; Teacher education; Sensitive ethos; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-16; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13717; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |