Resumo:
Esta tese investiga como as professoras expressam suas concepções e se posicionam sobre as especificidades das docências na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada com professoras pesquisadoras da Educação Infantil pública do município de São Leopoldo, em encontros no Laboratório de Docências Contemporâneas - LABDOC (Unisinos/CNPq), desenvolvido em duas fases, nos anos de 2022 e 2023. A problemática da pesquisa foi: Como as professoras, a partir dos experimentos e experiências no LABDOC, se expressam e se posicionam frente às especificidades das docências na Educação Infantil? Os referenciais da pesquisa foram os estudos sobre as Docências Contemporâneas, o Campo da Educação Infantil e os Estudos da Infância e da Criança. Assume-se a concepção de docências como uma experiência complexa, ciclotramada com muitos fios de sentidos produzidos sempre em relação com a formação, a constituição docente e os conhecimentos junto à criança e seu grupo, em contextos
desafiadores. Uma docência que demanda da professora um modo de ser e estar inteira aos processos junto às crianças, em que o acolhimento, a disponibilidade e a escuta contribuem para a criação de um ethos sensível. Expresso na constituição de um clima, uma atmosfera, uma cultura do sensível na relação professora-criança com a sua turma, bem como suas singularidades, pluralidades e complexidades, por isso Docências no
plural. Um ethos sensível porque é condição da trama, na formação da professora da Educação Infantil, contemplando conhecimentos da Pedagogia e da Educação Infantil, com as linguagens e os conhecimentos da área da Arte, em tramas nesse ethos sensível. É a dimensão estética da docência que produz, pelo sensível, a incorporação dessa docência que é também sensível. A abordagem teórico-metodológica seguiu os princípios da pesquisa (de)formação. A partir dos conceitos de Artesania (Sennett, 2021) e de Ciclotrama (Landini, 2020) foi possível pensar o exercício das docências, como o fazer bem feito e autoral produzidas por uma experiência estética e a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. O material empírico para as análises foi produzido a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: as transcrições dos encontros formativos no LABDOC, o material produzido neste Laboratório e os advindos dos escritos e registros individuais a partir dos experimentos e experiências das professoras. Para operar como uma lente, nas análises, utilizou-se uma matriz teórico-metodológica, em
Ciclotrama, que possibilitou mostrar e criar uma Ciclotrama das Docências na Educação
Infantil composta por especificidades em uma trama de relações em fios de sentidos de
sustentação, suspensão e tensão, aberta a tantas e novas conexões possíveis. Especificidades entendidas como características peculiares das docências na Educação Infantil. Além disso, as análises possibilitaram elaborar argumentos para defender a seguinte tese: A experiência de uma formação como (de)formação em Laboratório, com professoras, potencializa a sua formação e a sua constituição docente e possibilita o interrogar-se, expor-se, (de)formar-se e o reposicionar-se como professora movida pela complexidade, sensibilidade, autoria e criação das docências na Educação Infantil. Tanto a docência como as suas especificidades, se constituem em ciclotramas, em relações de sustentação, suspensão e tensão com o outro e em coformação. Envolve uma trama complexa e autoral de relações em Ciclotrama, porque - é arte, é criação, é conhecimento, é experiência, é sensibilidade, é saber-fazer desenvolvida em um ethos sensível.