Autor |
Simões Neto, José de Caldas; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0470733825644726; |
Orientador |
Abba, María Julieta; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2495306840732131; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Corpo e (des)colonialidade na educação física: histórias de vida e formação docente de professores da rede municipal de Juazeiro do Norte, CE; |
Resumo |
Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a (des)colonialidade
e as concepções sobre o corpo a partir da análise das trajetórias de vida, a formação
inicial e as práticas docente dos professores de Educação Física da rede municipal
de Juazeiro do Norte – CE. A tese aborda como a (des)colonialidade pode auxiliar na
valorização dos saberes e práticas corporais, promovendo uma visão mais holística e
integrativa do corpo que respeita a diversidade cultural na formação e no currículo
escolar. A metodológica utilizada foi baseada na história de vida, através da entrevista
narrativa autobiográfica, método que permitiu analisar como as trajetórias de vida,
formativas e as práticas docentes influenciam na concepção de corpo na Educação
Física. Os resultados revelam que, embora as concepções sobre o corpo sejam
influenciadas por estruturas coloniais persistentes, em especial na escola, há também
evidências de resistência e transformação das práticas pedagógicas dos professores.
A produção de dados identificou que os professores estão engajados em práticas
pedagógicas inclusivas e críticas, desafiando normas tradicionais e promovendo uma
Educação Física mais equânime. Contudo, os professores que formaram parte da
pesquisa manifestaram que ainda estão lidando com desafios práticos e resistências
estruturais em especial com o currículo. As entrevistas narrativas realizadas
evidenciam um panorama diversificado das abordagens (des)coloniais na Educação
Física e suas implicações com suas histórias de vida. Enquanto alguns professores
demonstram um compromisso explícito com a inclusão e a crítica às estruturas de
poder, outros enfrentam obstáculos que limitam a implementação dessas práticas,
seja pelas suas experiências na formação ou pela atuação profissional envolvida nas
influências eurocêntricas. O estudo sugere a necessidade de políticas públicas e
programas de formação que apoiem uma prática pedagógica (des)coloniais,
valorizando a diversidade cultural e promovendo uma Educação Física que contribua
para a transformação social com base nas epistemologias do sul.; |
Abstract |
This study aims to investigate the relationship between (de)coloniality and
conceptions about the body based on the analysis of the life trajectories, initial training
and teaching practices of Physical Education teachers in the municipal school system
of Juazeiro do Norte - CE. The thesis addresses how (de)coloniality can help to value
body knowledge and practices, promoting a more holistic and integrative view of the
body that respects cultural diversity in training and in the school curriculum. The
methodology used was based on life history, through autobiographical narrative
interviews, a method that allowed us to analyze how life trajectories, training and
teaching practices influence the conception of the body in Physical Education. The
results reveal that, although conceptions about the body are influenced by persistent
colonial structures, especially in schools, there is also evidence of resistance and
transformation of teachers' pedagogical practices. The data collection revealed that
teachers are engaged in inclusive and critical pedagogical practices, challenging
traditional norms and promoting a more equitable Physical Education. However, the
teachers who participated in the study stated that they are still dealing with practical
challenges and structural resistance, especially with the curriculum. The narrative
interviews conducted reveal a diverse panorama of (de)colonial approaches in
Physical Education and their implications for their life stories. While some teachers
demonstrate an explicit commitment to inclusion and criticism of power structures,
others face obstacles that limit the implementation of these practices, either due to
their experiences in training or due to professional performance involved in Eurocentric
influences. The study suggests the need for public policies and training programs that
support (de)colonial pedagogical practices, valuing cultural diversity and promoting
Physical Education that contributes to social transformation based on the
epistemologies of the South.; Este estudio tiene como objetivo investigar la relación entre la (des)colonialidad
y las concepciones sobre el cuerpo a partir del análisis de las trayectorias de vida,
formación inicial y prácticas docentes de profesores de Educación Física en la red
municipal de Juazeiro do Norte - CE. La tesis aborda cómo la (des)colonialidad puede
ayudar a valorar los conocimientos y prácticas corporales, promoviendo una visión
más holística e integradora del cuerpo que respete la diversidad cultural en la
educación y en el currículo escolar. La metodología utilizada se basó en la historia de
vida, a través de entrevistas narrativas autobiográficas, método que permitió analizar
cómo las trayectorias de vida, las prácticas formativas y docentes influyen en la
concepción del cuerpo en la Educación Física. Los resultados revelan que, si bien las
concepciones sobre el cuerpo están influenciadas por estructuras coloniales
persistentes, especialmente en las escuelas, también hay evidencia de resistencia y
transformación de las prácticas pedagógicas de los docentes. La producción de datos
identificó que los docentes participan en prácticas pedagógicas inclusivas y críticas,
desafiando las normas tradicionales y promoviendo una Educación Física más
equitativa. Sin embargo, los docentes que participaron en la investigación afirmaron
que aún enfrentan desafíos prácticos y resistencias estructurales, especialmente en
el currículo. Las entrevistas narrativas realizadas revelan un panorama diverso de los
enfoques (de)coloniales en Educación Física y sus implicaciones en sus historias de
vida. Si bien algunos docentes demuestran un compromiso explícito con la inclusión
y la crítica a las estructuras de poder, otros enfrentan obstáculos que limitan la
implementación de estas prácticas, ya sea por sus experiencias en formación o por su
práctica profesional involucrada en influencias eurocéntricas. El estudio sugiere la
necesidad de políticas públicas y programas de formación que apoyen prácticas
pedagógicas (de)coloniales, valorando la diversidad cultural y promoviendo una
Educación Física que contribuya a la transformación social basada en epistemologías
del sur.; |
Palavras-chave |
Corpo; Educação Física; (Des)colonialidade; História de vida; Body; Physical education; (De)coloniality; Life's history; Teachers; Cuerpo; Educación Física; (Des)colonialidad; Maestros; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-03-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13715; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |