Resumen:
Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a (des)colonialidade
e as concepções sobre o corpo a partir da análise das trajetórias de vida, a formação
inicial e as práticas docente dos professores de Educação Física da rede municipal
de Juazeiro do Norte – CE. A tese aborda como a (des)colonialidade pode auxiliar na
valorização dos saberes e práticas corporais, promovendo uma visão mais holística e
integrativa do corpo que respeita a diversidade cultural na formação e no currículo
escolar. A metodológica utilizada foi baseada na história de vida, através da entrevista
narrativa autobiográfica, método que permitiu analisar como as trajetórias de vida,
formativas e as práticas docentes influenciam na concepção de corpo na Educação
Física. Os resultados revelam que, embora as concepções sobre o corpo sejam
influenciadas por estruturas coloniais persistentes, em especial na escola, há também
evidências de resistência e transformação das práticas pedagógicas dos professores.
A produção de dados identificou que os professores estão engajados em práticas
pedagógicas inclusivas e críticas, desafiando normas tradicionais e promovendo uma
Educação Física mais equânime. Contudo, os professores que formaram parte da
pesquisa manifestaram que ainda estão lidando com desafios práticos e resistências
estruturais em especial com o currículo. As entrevistas narrativas realizadas
evidenciam um panorama diversificado das abordagens (des)coloniais na Educação
Física e suas implicações com suas histórias de vida. Enquanto alguns professores
demonstram um compromisso explícito com a inclusão e a crítica às estruturas de
poder, outros enfrentam obstáculos que limitam a implementação dessas práticas,
seja pelas suas experiências na formação ou pela atuação profissional envolvida nas
influências eurocêntricas. O estudo sugere a necessidade de políticas públicas e
programas de formação que apoiem uma prática pedagógica (des)coloniais,
valorizando a diversidade cultural e promovendo uma Educação Física que contribua
para a transformação social com base nas epistemologias do sul.