Autor |
Silva Junior, Joacir Mauro da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3434992427746330; |
Orientador |
Klaus, Viviane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8988903289836641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Políticas de assistência estudantil da UNEMAT: um estudo sobre as (in)visibilidades de desigualdades sociais e educacionais; |
Resumo |
Esta tese tem como objetivo compreender a produção e os efeitos da Política de Assistência Estudantil da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), em relação aos sujeitos usuários, observando se sua constituição como “assistido” (in)visibiliza as desigualdades sociais e educacionais. O problema de pesquisa foi orientado pelas seguintes questões: que narrativas são produzidas sobre o estudante usuário da Política de Assistência Estudantil da UNEMAT? Essa política (in)visibiliza as desigualdades sociais e educacionais? Os estudantes da UNEMAT percebem a Assistência Estudantil como um auxílio do Estado ou como um direito social? A metodologia envolveu análise documental e aplicação de questionários com estudantes usuários e não usuários da Política de Assistência Estudantil. O referencial teórico contribuiu para compreender a racionalidade neoliberal e a produção de desigualdades sociais na contemporaneidade, com ênfase no esmaecimento da noção de classe social e no reforço da meritocracia. A análise documental revelou que, por anos, a UNEMAT ofertou uma bolsa atrelada à realização de atividades administrativas, e que
resoluções e editais vigentes mantêm traços punitivos, estigmatizando o estudante e
reforçando desigualdades. Os discursos dos usuários e não usuários da política evidenciam tensões em torno de conceitos como direito, auxílio, ajuda e trabalho, refletindo modos distintos de subjetivação, frequentemente individualizados. Apesar das contradições e dos traços neoliberais individualistas e meritocráticos, a Política de Assistência Estudantil da UNEMAT é fundamental para o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos. A análise sustenta a tese de que criar políticas em universidades públicas requer a compreensão do acesso, da permanência e da conclusão como direito social, e a constante problematização das desigualdades existentes.; |
Abstract |
This doctoral dissertation aims to understand the production and effects of the Student
Assistance Policy at the Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes
Maldonado (UNEMAT) in relation to its users, analyzing whether its constitution as
“assisted” (in)visibilizes social and educational inequalities. The research problem was guided by the following questions: What narratives are produced about the students who benefit from this policy? Does it (in)visibilize social and educational inequalities? Do UNEMAT students see student assistance as a form of State aid or as a mechanism of social rights? The methodology combined document analysis with the application of questionnaires to both users and non-users of the policy. The theoretical framework supported the understanding of neoliberal rationality and the ways it produces social inequalities, particularly through the weakening of class-based analysis and the reinforcement of meritocracy. The document analysis showed that, for years, UNEMAT granted scholarships in exchange for administrative tasks, and that current policies still contain punitive elements that both stigmatize students and reinforce inequality. Student discourse revealed tensions around the meanings of rights, aid, help, and work—tensions that reflect differing modes of subjectivation and often reinforce individualism. Despite contradictions and neoliberal traces, the Student Assistance Policy is essential to ensure access, retention, and graduation. The thesis argues that creating public university policies requires viewing access, permanence, and completion as social rights and continuously questioning structural inequalities.; |
Palavras-chave |
Assistência estudantil; UNEMAT; Desigualdades; Políticas educacionais; Neoliberalismo; Student assistance; Inequality; Educational policies; Neoliberalism; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13714; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |