Autor |
Dias, Isadora Cardozo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1434818678846345; |
Orientador |
Bilhão, Isabel Aparecida; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9411371632646979; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Universidade corporativa: relações entre estratégias imersivas e processos de ensino-aprendizagem; |
Resumo |
Esta pesquisa aborda as relações entre estratégias imersivas e os processos de
ensino-aprendizagem no contexto de uma Universidade Corporativa (UC), com foco
na empresa TK Elevator. O estudo investiga como as estratégias imersivas podem
potencializar esses processos a fim de identificar as mais adequadas para uma UC
na organização. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa e aplicável, a
metodologia baseia-se na Design Science Research Methodology (DSRM), de cunho
exploratório e experimental. Os resultados evidenciam contribuições significativas
para a literatura e a prática. Destacam-se o mapeamento das estratégias imersivas e
seu alinhamento com o conjunto de competências CHA (Conhecimentos, Habilidades
e Atitudes), promovendo uma visão estruturada para o planejamento de programas
de treinamento. O diagnóstico das necessidades organizacionais mostrou-se
replicável e adaptável a diferentes contextos empresariais. Além disso, foi
desenvolvido um modelo de percurso prático para a implementação de UCs, que
auxilia no fortalecendo da cultura de aprendizado nas organizações. Destaca-se que
a escassez de estudos que correlacionem UCs e estratégias de imersão representa
uma limitação à pesquisa, dificultando a contextualização teórica. Os achados
oferecem um modelo aplicável ao ambiente corporativo, consolidando ferramentas e
caminhos práticos para organizações interessadas em educação corporativa imersiva.; |
Abstract |
This research examines the relationship between immersive strategies and teachinglearning processes in the context of a Corporate University (CU), focusing on TK
Elevator company. The study investigates how immersive strategies can enhance
these processes to identify the most suitable ones for a CU within the organization. To
this end, a qualitative and applied approach was adopted, with the methodology
grounded in the Design Science Research Methodology (DSRM), featuring exploratory
and experimental characteristics. The findings highlight significant contributions to both
the literature and practice. Noteworthy is the mapping of immersive strategies and their
alignment with the KSA framework (Knowledge, Skills and Attitudes), fostering a
structured perspective for planning training programs. The organizational needs
diagnosis proved to be replicable and adaptable to various business contexts.
Furthermore, a practical pathway model for implementing CUs was developed,
contributing to strengthening the learning culture within organizations. It is worth noting
that the scarcity of studies correlating CUs and immersive strategies poses a limitation
to the research, complicating theoretical contextualization. Nonetheless, the findings
provide an actionable model for corporate environments, consolidating tools and
practical pathways for organizations interested in immersive corporate education.; |
Palavras-chave |
Educação corporativa; Universidade corporativa; Imersão; Aprendizagem por competências; Corporate education; Corporate university; Immersion; Competency-based learning; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-03-25; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13713; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |