Resumo:
Esta pesquisa aborda as relações entre estratégias imersivas e os processos de
ensino-aprendizagem no contexto de uma Universidade Corporativa (UC), com foco
na empresa TK Elevator. O estudo investiga como as estratégias imersivas podem
potencializar esses processos a fim de identificar as mais adequadas para uma UC
na organização. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa e aplicável, a
metodologia baseia-se na Design Science Research Methodology (DSRM), de cunho
exploratório e experimental. Os resultados evidenciam contribuições significativas
para a literatura e a prática. Destacam-se o mapeamento das estratégias imersivas e
seu alinhamento com o conjunto de competências CHA (Conhecimentos, Habilidades
e Atitudes), promovendo uma visão estruturada para o planejamento de programas
de treinamento. O diagnóstico das necessidades organizacionais mostrou-se
replicável e adaptável a diferentes contextos empresariais. Além disso, foi
desenvolvido um modelo de percurso prático para a implementação de UCs, que
auxilia no fortalecendo da cultura de aprendizado nas organizações. Destaca-se que
a escassez de estudos que correlacionem UCs e estratégias de imersão representa
uma limitação à pesquisa, dificultando a contextualização teórica. Os achados
oferecem um modelo aplicável ao ambiente corporativo, consolidando ferramentas e
caminhos práticos para organizações interessadas em educação corporativa imersiva.