Autor |
Souza, Henrique de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6359057353090832; |
Orientador |
Fritsch, Rosangela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Interfaces de desigualdades educacionais e sociodemográficas: o enfrentamento à exclusão escolar na rede municipal de ensino de São Leopoldo/R; |
Resumo |
Este estudo tem como objetivo compreender os efeitos das desigualdades
educacionais e sociodemográficas na exclusão escolar, considerando as práticas de
gestão educacional e escolar para o seu enfrentamento, e na negação da garantia ao
direto à educação básica nos diferentes territórios do município de São Leopoldo/RS.
Situa-se no campo da Gestão da Educação e das Políticas Educacionais. As
desigualdades sociodemográficas têm sido apontadas como elementos-chave para
uma leitura contextualizada dos indicadores educacionais. Por outro lado, também as
práticas e políticas de gestão educacional e escolar oferecem elementos de leitura
das estratégias adotadas para o enfrentamento à exclusão escolar e a garantia do
direito à educação. O conjunto de pressupostos epistemológicos e teóricometodológicos que orienta a investigação tem natureza crítica e dialética. Para tanto,
a metodologia histórico-crítica é considerada fundamento da pesquisa. Além disso, o
Ciclo de Políticas é apresentado como referência teórico-metodológica para a análise.
O município de São Leopoldo demonstrou especial preocupação com o enfrentamento
à exclusão escolar na Rede Pública Municipal de Ensino, sobretudo no período da
pandemia de Covid-19. Esse motivo nos levou a investigar indicadores educacionais
das 36 escolas de ensino fundamental da rede. Nesse sentido, o estudo propõe como
alternativa de indicador um índice de enfrentamento à exclusão escolar. A análise
desses indicadores foi realizada de forma articulada com os indicadores
sociodemográficos que caracterizam os bairros onde estão situadas as escolas. Para
a análise das políticas e práticas de gestão educacional e escolar para o
enfrentamento à exclusão, recorremos ao Ciclo de Políticas, que nos oferece
elementos de análise do contexto da prática e dos resultados. O estudo concluiu que
as desigualdades educacionais e os processos de exclusão expressos nos
indicadores educacionais sofrem o efeito das desigualdades sociodemográficas dos
territórios onde as escolas estão situadas, o que demonstra que esses elementos
devem ser considerados para uma compreensão crítica dos indicadores educacionais
e na formulação de políticas educacionais. Com relação às práticas de gestão para o
enfrentamento à exclusão, foram identificadas diferentes concepções de práticas, ora
mais relacionadas com o protagonismo da escola na garantia do direito à educação,
ora mais relacionadas à responsabilização dos sujeitos de direito da educação pelas
suas próprias trajetórias. A tese que defendemos é de que há uma forte influência dasdesigualdades sociodemográficas no aprofundamento das desigualdades
educacionais e na produção de processos de exclusão escolar e de privação do direito
à educação.; |
Abstract |
Este estudio tiene como objetivo comprender los efectos de las desigualdades
educativas y sociodemográficas en la exclusión escolar, considerando las prácticas
de gestión educativa y escolar para su enfrentamiento, y en la denegación de la
garantía del derecho a la educación básica en los distintos territorios del municipio de
São Leopoldo/RS (Río Grande do Sul). Se sitúa en el ámbito de la Gestión Educativa
y las Políticas Educativas. En este sentido, las desigualdades sociodemográficas han
sido señaladas como elementos clave para una lectura contextualizada de los
indicadores educativos. Por otro lado, las prácticas y políticas de gestión educativa y
escolar también ofrecen elementos para interpretar las estrategias adoptadas para
combatir la exclusión escolar y garantizar el derecho a la educación. El conjunto de
presupuestos epistemológicos y teórico-metodológicos que orienta la investigación es
de naturaleza crítica y dialéctica. Para ello, la metodología histórico-crítica se
considera el fundamento de la investigación. Además, el Ciclo de Políticas se presenta
como referente teórico-metodológico para el análisis. El municipio de São Leopoldo
demostró especial preocupación por enfrentar la exclusión escolar en la Red Pública
Municipal de Enseñanza, especialmente durante la pandemia de Covid-19. Esto nos
llevó a investigar indicadores educativos de las 36 escuelas de enseñanza primaria
de la red. Así, el estudio propone como alternativa un índice de enfrentamiento a la
exclusión escolar. El análisis de estos indicadores se realizó de manera articulada con
los indicadores sociodemográficos que caracterizan los barrios donde se ubican las
escuelas. Para examinar las políticas y prácticas de gestión educativa y escolar
destinadas a combatir la exclusión, recurrimos al Ciclo de Políticas, que proporciona
elementos para analizar el contexto de la práctica y los resultados. El estudio concluyó
que las desigualdades educativas y los procesos de exclusión expresados en los
indicadores educativos están influenciados por las desigualdades sociodemográficas
de los territorios donde se sitúan las escuelas, lo que demuestra que estos elementos
deben considerarse para una comprensión crítica de los indicadores educativos y en
la formulación de políticas educativas. En cuanto a las prácticas de gestión para
enfrentar la exclusión, se identificaron diferentes concepciones: unas más vinculadas
al protagonismo de la escuela en la garantía del derecho a la educación, y otras más
relacionadas con la responsabilización de los sujetos de derecho por sus propias
trayectorias educativas. La tesis que sostenemos es que existe una fuerte influencia de las desigualdades sociodemográficas en el agravamiento de las desigualdades
educativas y en la producción de procesos de exclusión escolar y privación del
derecho a la educación.; This study aims to understand the effects of educational and socio-demographic
inequalities on school exclusion. It examines educational management practices
designed to confront this issue, as well as the denial of the right to Elementary school
across different territories in São Leopoldo/RS, Brazil. It is situated within the fields of
Education Management and Educational Policies. Socio-demographic inequalities
have been identified as key elements for contextualized interpretation of educational
indicators. Furthermore, educational management practices and policies provide
analytical frameworks for strategies addressing school exclusion and safeguarding the
right to education. The research is guided by critical-dialectical epistemological and
theoretical-methodological assumptions. Historical-critical methodology underpins the
study, complemented by the Policy Cycle framework for analysis. São Leopoldo
demonstrated a particular commitment to addressing school exclusion within its
Municipal Public Education, especially during the COVID-19 pandemic. This motivated
our investigation of educational indicators across 36 elementary schools. The study
proposes a School Exclusion Index as an alternative index. Indicator analysis was
integrated with socio-demographic data characterizing school neighborhoods. The
Policy Cycle framework was employed to examine educational management practices
and policies, providing tools to analyze practical contexts and outcomes. Findings
confirm that educational inequalities and exclusion processes reflected in educational
indicators are significantly influenced by territorial socio-demographic disparities. This
demonstrates that these elements must be considered in any critcal understanding of
educational indexes and the development of effective educational policies. Regarding
management practices, two distinct approaches were identified: (1) practices
emphasizing school agency in guaranteeing educational rights, and (2) approaches
focusing on individual accountability of rights-holders for their educational trajectories.
The thesis argues that socio-demographic inequalities profoundly intensify educational
disparities and drive processes of school exclusion and educational rights deprivation.; |
Palavras-chave |
São Leopoldo; Desigualdades; Gestão educacional; Exclusão escolar; Políticas educacionais; Gestión educativa; Exclusión escolar; Inequalities; Educational management; School exclusion; Educational policies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-23; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13711; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |