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Educação e (i)mobilidade social: uma análise a partir de estatísticas educacionais e sociais

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Autor Birnfeldt, Caroline;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5419590481074236;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação e (i)mobilidade social: uma análise a partir de estatísticas educacionais e sociais;
Resumo Esta Tese apresenta o desenvolvimento e a aplicação do Índice de Condições de Vida e Mobilidade Social (ICVMS), criado como ferramenta analítica original para articular estatísticas educacionais e sociais, evidenciando desigualdades cruciais no Brasil. O objetivo desta tese é compreender, analisar e problematizar as forças que agem sobre a (i)mobilidade de indivíduos em contextos de in/exclusão no período de democratização da educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa estatística, cuja materialidade é composta pelos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no período de 1995 a 2021, recorte definido por abranger a consolidação da educação básica como direito social após a Constituição de 1988 e a regulamentação trazida pela LDB de 1996. O ICVMS foi construído com base em variáveis relacionadas à dignidade (posse de banheiro, quartos, geladeira e automóvel) e analisado por recortes de raça/cor e região, a fim de evidenciar como as desigualdades limitam a mobilidade social no Brasil, mesmo com os avanços educacionais. A partir do conceito de in/exclusão, defende-se que as variáveis cor/raça e, sobretudo, as regiões geográficas do país evidenciam um progresso não igualmente distribuído, que impede ou dificulta a melhoria das condições de vida e, consequentemente, a mobilidade de determinados indivíduos no gradiente de inclusão, mantendo-os perifericamente integrados. Destaca-se o racismo sistêmico e sistemático, que se reproduz nas práticas sociais cotidianas, mesmo sem uma estrutura formalizada. Conclui-se que a ampliação do acesso à educação básica não rompe, por si só, os ciclos de exclusão e precariedade. Nesse sentido, apesar dos avanços na escolarização, a promessa meritocrática de ascensão social não se realiza para todos, reproduzindo e intensificando desigualdades históricas;
Abstract This thesis presents the development and application of the Living Conditions and Social Mobility Index (ICVMS), created as an original analytical tool to articulate educational and social statistics, highlighting crucial inequalities in Brazil. The aim of this thesis is to understand, analyze, and problematize the forces that act upon the (im)mobility of individuals within contexts of in/exclusion during the period of democratization of Brazilian education. This is a statistical study, whose materiality is composed of questionnaires from the Basic Education Assessment System (SAEB), covering the period from 1995 to 2021—a timeframe defined for encompassing the consolidation of basic education as a social right following the 1988 Constitution and the regulations introduced by the 1996 LDB (Law of Guidelines and Bases of National Education). The ICVMS was constructed based on variables related to dignity (having access to a bathroom, bedrooms, a refrigerator, and a car) and analyzed across race/color and regional categories, aiming to demonstrate how inequalities limit social mobility in Brazil, even amidst educational advancements Based on the concept of in/exclusion, it is argued that the variables of color/race and, above all, the country’s geographic regions reveal a progress that is unevenly distributed, which prevents or hinders the improvement of living conditions and, consequently, the mobility of certain individuals within the inclusion gradient, keeping them peripherally integrated. Systemic and systematic racism, which reproduces itself in everyday social practices even without a formalized structure, is highlighted. It is concluded that the expansion of access to basic education does not, by itself, break the cycles of exclusion and precariousness. In this sense, despite advances in schooling, the meritocratic promise of social mobility is not fulfilled for everyone, reproducing and intensifying historical inequalities.;
Palavras-chave Gradiente de inclusão; In/exclusão; Desigualdades; Racismo sistêmico; Inclusion gradient; In/exclusion; Inequalities; Systemic racism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-05-15;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13707;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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