Autor |
Birnfeldt, Caroline; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5419590481074236; |
Orientador |
Lopes, Maura Corcini; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação e (i)mobilidade social: uma análise a partir de estatísticas educacionais e sociais; |
Resumo |
Esta Tese apresenta o desenvolvimento e a aplicação do Índice de Condições de Vida
e Mobilidade Social (ICVMS), criado como ferramenta analítica original para articular
estatísticas educacionais e sociais, evidenciando desigualdades cruciais no Brasil. O
objetivo desta tese é compreender, analisar e problematizar as forças que agem sobre
a (i)mobilidade de indivíduos em contextos de in/exclusão no período de
democratização da educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa estatística, cuja
materialidade é composta pelos questionários do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (SAEB), no período de 1995 a 2021, recorte definido por abranger a
consolidação da educação básica como direito social após a Constituição de 1988 e
a regulamentação trazida pela LDB de 1996. O ICVMS foi construído com base em
variáveis relacionadas à dignidade (posse de banheiro, quartos, geladeira e
automóvel) e analisado por recortes de raça/cor e região, a fim de evidenciar como as
desigualdades limitam a mobilidade social no Brasil, mesmo com os avanços
educacionais. A partir do conceito de in/exclusão, defende-se que as variáveis
cor/raça e, sobretudo, as regiões geográficas do país evidenciam um progresso não
igualmente distribuído, que impede ou dificulta a melhoria das condições de vida e,
consequentemente, a mobilidade de determinados indivíduos no gradiente de
inclusão, mantendo-os perifericamente integrados. Destaca-se o racismo sistêmico e
sistemático, que se reproduz nas práticas sociais cotidianas, mesmo sem uma
estrutura formalizada. Conclui-se que a ampliação do acesso à educação básica não
rompe, por si só, os ciclos de exclusão e precariedade. Nesse sentido, apesar dos
avanços na escolarização, a promessa meritocrática de ascensão social não se
realiza para todos, reproduzindo e intensificando desigualdades históricas; |
Abstract |
This thesis presents the development and application of the Living Conditions and
Social Mobility Index (ICVMS), created as an original analytical tool to articulate
educational and social statistics, highlighting crucial inequalities in Brazil. The aim of
this thesis is to understand, analyze, and problematize the forces that act upon the
(im)mobility of individuals within contexts of in/exclusion during the period of
democratization of Brazilian education. This is a statistical study, whose materiality is
composed of questionnaires from the Basic Education Assessment System (SAEB),
covering the period from 1995 to 2021—a timeframe defined for encompassing the
consolidation of basic education as a social right following the 1988 Constitution and
the regulations introduced by the 1996 LDB (Law of Guidelines and Bases of National
Education). The ICVMS was constructed based on variables related to dignity (having
access to a bathroom, bedrooms, a refrigerator, and a car) and analyzed across
race/color and regional categories, aiming to demonstrate how inequalities limit social
mobility in Brazil, even amidst educational advancements Based on the concept of
in/exclusion, it is argued that the variables of color/race and, above all, the country’s
geographic regions reveal a progress that is unevenly distributed, which prevents or
hinders the improvement of living conditions and, consequently, the mobility of certain
individuals within the inclusion gradient, keeping them peripherally integrated.
Systemic and systematic racism, which reproduces itself in everyday social practices
even without a formalized structure, is highlighted. It is concluded that the expansion
of access to basic education does not, by itself, break the cycles of exclusion and
precariousness. In this sense, despite advances in schooling, the meritocratic promise
of social mobility is not fulfilled for everyone, reproducing and intensifying historical
inequalities.; |
Palavras-chave |
Gradiente de inclusão; In/exclusão; Desigualdades; Racismo sistêmico; Inclusion gradient; In/exclusion; Inequalities; Systemic racism; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-05-15; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13707; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |