Autor |
Torres, Ana Carolina; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4401233433485271; |
Orientador |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Programa Tarin como prática intercultural: cartografia social pedagógica com pessoas migrantes; |
Resumo |
A pesquisa volta-se a procurar, através da observação e proposição de intervenções,
elementos de interculturalidade presente nas aulas do curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que é uma ação dentro do TARIN, Programa de Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados. Durante a pesquisa, ocorreu a participação nos encontros e a produção de cartografia social pedagógica (CSP), entendida como recurso viável no estudo das questões analisadas dentro da turma 2024/01, sendo a primeira CSP elaborada em uma intervenção sobre as visões que se tem no imaginário da pessoa migrante que busca o Brasil e como é o cotidiano dentro da nova realidade que se insere, buscando de forma ecossistêmica populacional (Barragan e Amador, 2014), as relações territoriais com base nos vínculos e rupturas deles com a natureza, além das delimitações políticas e administrativas. Em um segundo exercício cartográfico, busca-se compreender quais conjuntos de saberes as pessoas migrantes percebem diante das relações com pessoas brasileiras, constituindo material de análise fundamental para o presente estudo a fim de estabelecer um diálogo com a interculturalidade nesses processos, que transmuta pelo cenário de migração na atualidade e de tempos em tempos. É objetivo investigar as práticas interculturais presentes nas relações entre pessoas migrantes no contexto das aulas de Português como Língua de Acolhimento, percebendo as impressões e marcas destes durante seus deslocamentos geográficos,
desdobrando-se em objetivos específicos como a elaboração das cartografias, a análise e
percepção das pessoas migrantes acerca das suas experiências iniciais no país, compreensão das práticas interculturais presentes no PLAc e o estabelecer relação entre as narrativas pessoais registradas e as experiências no contexto do Tarin. Propor a alternativa da interculturalidade exige afirmar que é necessário defender estudantes de todas as origens culturais e linguísticas, que são fundamentalmente diferentes em muitos aspectos da maneira como os professores foram socializados em seu tempo (Santiago; Akkari e Marques, 2013, p. 93). Portanto, busca-se, através do estudo, analisar o conjunto de ações no PLAc e perceber as práticas de interculturalidade, intencionalmente pedagógicas ou nas relações que se estabelecem dentro do contexto.; |
Abstract |
La investigación busca, a través de la observación y la propuesta de intervenciones, elementos de interculturalidad presentes en las clases del curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que es una acción dentro de TARIN, el Programa de Atención Humanitaria a Migrantes y Refugiados, con participación en reuniones y producción de una cartografía social pedagógica (CSP), entendido como un recurso viable en el estudio de las cuestiones analizadas en el curso 2024/01, elaborado en una intervención sobre las visiones
sostenidas en el imaginario de la persona migrante que busca Brasil y cómo es la vida
cotidiana dentro de la nueva realidad que se inserta , buscando de modo del ecossistêmica
populacional (Barragán y Amador, 2014), relaciones territoriales basadas en sus vínculos y
rupturas con la naturaleza, además de delimitaciones políticas y administrativas. En un
segundo ejercicio cartográfico, buscamos comprender qué conjuntos de conocimientos
perciben las personas migrantes frente a las relaciones con los brasileños, constituyendo
material de análisis fundamental para el presente estudio con el fin de establecer un diálogo
con la interculturalidad en estos procesos, que cambia a través del escenario migratorio actual
y de vez en cuando. El objetivo es investigar las prácticas interculturales presentes en las
relaciones entre migrantes en el contexto de las clases de Portugués como Lengua Acogida,
percibiendo sus impresiones y marcas durante sus desplazamientos geográficos,
desplegándose en objetivos específicos como la elaboración de cartografías, el análisis y
percepción de los migrantes sobre sus experiencias iniciales en el país, la comprensión de las
prácticas interculturales presentes en el PLAc y el establecimiento de una relación entre las
narrativas personales registradas y las vivencias en el contexto de Tarin. Proponer la
alternativa de la interculturalidad requiere afirmar que es necesario defender a los estudiantes
de todos los orígenes culturales y lingüísticos, que son fundamentalmente diferentes en
muchos aspectos de la forma en que los profesores fueron socializados en su época (Santiago;
Akkari e Marques, 2013, p. 93). Por lo tanto, a través del estudio buscamos analizar el
conjunto de acciones en el PLAc y comprender las prácticas de interculturalidad,
intencionalmente pedagógicas o en las relaciones que se establecen dentro del contexto.; |
Palavras-chave |
PLAc; Interculturalidade; Cartografia social; Migração; Migración; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-03-26; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13706; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |