Resumo:
A pesquisa volta-se a procurar, através da observação e proposição de intervenções,
elementos de interculturalidade presente nas aulas do curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), que é uma ação dentro do TARIN, Programa de Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados. Durante a pesquisa, ocorreu a participação nos encontros e a produção de cartografia social pedagógica (CSP), entendida como recurso viável no estudo das questões analisadas dentro da turma 2024/01, sendo a primeira CSP elaborada em uma intervenção sobre as visões que se tem no imaginário da pessoa migrante que busca o Brasil e como é o cotidiano dentro da nova realidade que se insere, buscando de forma ecossistêmica populacional (Barragan e Amador, 2014), as relações territoriais com base nos vínculos e rupturas deles com a natureza, além das delimitações políticas e administrativas. Em um segundo exercício cartográfico, busca-se compreender quais conjuntos de saberes as pessoas migrantes percebem diante das relações com pessoas brasileiras, constituindo material de análise fundamental para o presente estudo a fim de estabelecer um diálogo com a interculturalidade nesses processos, que transmuta pelo cenário de migração na atualidade e de tempos em tempos. É objetivo investigar as práticas interculturais presentes nas relações entre pessoas migrantes no contexto das aulas de Português como Língua de Acolhimento, percebendo as impressões e marcas destes durante seus deslocamentos geográficos,
desdobrando-se em objetivos específicos como a elaboração das cartografias, a análise e
percepção das pessoas migrantes acerca das suas experiências iniciais no país, compreensão das práticas interculturais presentes no PLAc e o estabelecer relação entre as narrativas pessoais registradas e as experiências no contexto do Tarin. Propor a alternativa da interculturalidade exige afirmar que é necessário defender estudantes de todas as origens culturais e linguísticas, que são fundamentalmente diferentes em muitos aspectos da maneira como os professores foram socializados em seu tempo (Santiago; Akkari e Marques, 2013, p. 93). Portanto, busca-se, através do estudo, analisar o conjunto de ações no PLAc e perceber as práticas de interculturalidade, intencionalmente pedagógicas ou nas relações que se estabelecem dentro do contexto.