RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Um ensaio teórico a partir do inventário bruxesco: mulheres, violência e narrativa

Mostrar registro simples

Autor Mariot, Alini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7704017734198918;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Um ensaio teórico a partir do inventário bruxesco: mulheres, violência e narrativa;
Resumo A presente tese apresenta-se como um ensaio teórico para analisar como a escola pode funcionar, ainda, como uma “antifogueira” no enfrentamento da violência contra as mulheres, a partir da figura da bruxa. Para tanto, cria um inventário bruxesco para contar a história de mulheres assassinadas, desde a antiguidade até o presente, uma vez que, embora as fogueiras visíveis tenham se apagado, as violências contra as mulheres continuam vivas nas práticas contemporâneas. Nesta investigação, busca-se traçar uma relação entre o patriarcado, a caça as bruxas, a ascensão do capitalismo e o controle dos corpos femininos. A partir dessa configuração histórica, examina também as políticas públicas que buscam combater a violência contra as mulheres, com foco no Brasil. Por fim, esta pesquisa argumenta o quanto a escola pode constituir-se em um espaço crucial para a formação humana que ainda investe em práticas narrativas, permitindo que as pessoas problematizem suas experiências e as dos demais e, a partir disso, criem outras narrativas de si. As principais referências teóricas são Federici, Telles, Butler, Foucault, Petit e hooks. A tese conclui que, ao incorporar essas práticas, a escola pode efetivamente tornar-se uma “antifogueira”, capaz de enfrentar a crise narrativa que vivemos e abrir espaços de enfrentamento para lidar com a violência contra as mulheres.;
Abstract This dissertation, as a theoretical essay, analyzes how schools might function as an “anti-bonfire” in confronting violence against women, based on the witch figure. In order to do that, a witchcraft inventory was created to tell the story of women that have been murdered since the ancient times to the present days, as even though the visible bonfires have been extinguished, violence against women is still alive in contemporary practices. This investigation aims to establish a relationship between patriarchy, witch hunts, the rise of capitalism and the control of female bodies. Based on this historical view, it also examines public policies that seek to combat violence against women, with a focus on Brazil. Finally, this research argues that schools can be a crucial space for human formation that still invests in narrative practices, by enabling people to problematize their own experiences as well as those of others, thus being able to create other narratives of themselves. The main theoretical references are Federici, Telles, Butler, Foucault, Petit and hooks. It has been concluded that, by incorporating these practices, the school can effectively become an “anti-fire”, capable of both facing the narrative crisis we have been experiencing and opening up spaces for confrontation to deal with violence against women.;
Palavras-chave Educação; Inventário bruxesco; Mulheres; Políticas públicas; Education; Witchcraft inventory; Women; Public policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-03-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13705;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística