Autor |
Santos, Erasmo Braz dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5288686723502086; |
Orientador |
Dowbor, Monika Weronika; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9020322641323049; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Burocracia de médio escalão e política de esporte universitário: o caso da implementação em uma universidade pública; |
Resumo |
A Burocracia de Médio Escalão (BME), intermediária ao Estado, é pouco estudada como objeto de análise. A implementação, lócus de sua atuação, possui alguns conteúdos de políticas, como a do esporte universitário (EU), que recebe pouca atenção da política nacional. Assim, este estudo visou explicar como agiu a BME, de que forma influenciou o conteúdo de política pública (PP) e o que isso importou num contexto de implementação pouco regulado e financiado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar, no período de 2003 a 2022, como a atuação da BME afetou a implementação do EU enquanto conteúdo de PP numa universidade pública federal brasileira mediante contexto de pouca regulação e financiamento. E os específicos foram: entender a trajetória histórica e as mudanças que culminaram na conformação da implementação do EU enquanto conteúdo de PP; mapear e compreender os aspectos da estrutura da implementação do EU local no período pesquisado; e contribuir para o debate analítico da atuação da BME enquanto ator-burocrata na implementação. Utilizou-se das lentes analíticas estrutural e relacional, bem como da pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, além da análise de dados técnica de análise de conteúdo categorial temática. O caso empírico foi uma universidade federal da região Centro-Oeste. Foram entrevistados BMEs, acadêmicos/atleticanos e presidentes da federação esportiva universitária. Houve evidências de que o EU gestado por acadêmicos/atlética não encontrou apoio institucional e pereceu. A BME, um ator incidental, com biografia individual ligada ao esporte na instituição, assumiu essa função e mediante contexto de pouca regulação, utilizou-se de sua autonomia e
discricionariedade, construiu um instrumento (padrões de ações) que se firmou como uma
norma interna e buscou financiamento via interações junto ao alto escalão, possibilitando a operacionalização perene do EU. Utilizando-se também das suas características técnico-política e técnico-gerencial, tanto operacionalizou quanto agiu de forma política para garantir ganhos para o conteúdo de PP. Porém, constatou-se a ausência de agrupamento coletivo, o que dificultou uma análise de sua atuação no plano ideacional. Seguiu próximo aos atores diretos e conseguiu legitimar uma centralidade (ainda que não pensada) por meio de valores compartilhados. Suas relações extrapolaram a implementação e atingiram atores de dentro e de fora da instituição superando o engessamento estrutural, ainda que, os atores diretos e do entorno foram os que mais estiveram no seu raio de interações. Dessa forma, a atuação da BME
na implementação demonstrou que somente da norma não brota a implementação, que é
possível institucionalizar determinados instrumentos dentro de um contexto institucional
favorável e que a biografia individual também contribuiu para esse intento.; |
Abstract |
The Middle Level Bureaucracy (MLB), which is intermediate to the state, is little studied as an object of analysis. Implementation, the locus of its action, has some policy content, such as university sport (US), which receives little attention from national policy. Therefore, this study aimed to explain how the BME acted, how it influenced the content of public policy (PP) and what this meant in an implementation context with little regulation and funding. The general objective of the research was to analyze, in the period from 2003 to 2022, how the actions of the MLBs affected the implementation of US as a PP content in a Brazilian federal public university in a context of little regulation and funding. The specific objectives were to understand the historical trajectory and the changes that culminated in the implementation of the US as PP content; to map and understand aspects of the structure of local US implementation in the period under study; and to contribute to the analytical debate on the MLB role as a bureaucratic actor in implementation. Structural and relational analytical lenses were used, as well as documentary research and semi-structured interviews, in addition to the data analysis technique of thematic categorical content analysis. The empirical case was a federal university in the midwest region. MLBs, academics/athletes and presidents of the university sports federation were interviewed. There was evidence that the US created by academics/athletics
did not find institutional support and perished. The MLB, an incidental actor, with an individual biography linked to sport in the institution, took on this role and, in a context of little regulation, used its autonomy and discretion, built an instrument (standards of action) that became an internal norm and sought funding via interactions with the top echelon, making it possible for the US to operate permanently. Also using its technical-political and technical-managerial characteristics, it both operationalized and acted in a political way to guarantee gains for the PP content. However, there was no collective grouping, which made it difficult to analyze its performance on an ideational level. It remained close to the direct actors and managed to legitimize a centrality (even if not thought of) through shared values. His relationships went beyond implementation and reached actors inside and outside the institution, overcoming structural constraints, even though the direct and surrounding actors were the ones who were most closely involved. In this way, the MLB work on implementation has shown that implementation does not come from the norm alone, that it is possible to institutionalize certain instruments within a favourable institutional context and that individual biography also contributes to this.; |
Palavras-chave |
Atores; Interações; Padrões de ações; Centralidade; Esporte universitário; Actors; Interactions; Action patterns; Centrality; University sport; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-04-11; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13692; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |