Autor |
Dias, Carina Monteiro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3011744251292452; |
Orientador |
Vieira, Miriam Steffen; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1962233945232825; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Entre arte, cultura e axé”: Cirandeira Danças Brasileiras e a Festa da Uva em Caxias do Sul/RS; |
Resumo |
Esta tese analisa a expressividade das religiosidades afro-brasileiras, com ênfase
nas de matriz iorubá, em performances do grupo Cirandeira Danças Brasileiras, de
Caxias do Sul. O objetivo é ampliar os debates sobre a presença afro-religiosa na
Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa qualitativa
realizada durante a participação do grupo na 33ª Festa Nacional da Uva, em 2022. A
pesquisa reflete sobre a formação étnica de Caxias do Sul, considerando os
diferentes grupos migrantes e suas práticas religiosas, e destaca a importância da
Festa da Uva na construção cultural da cidade, ao resgatar a história da imigração
italiana e evocar as memórias das primeiras colônias. Paralelamente, enfatiza-se a
relevância da presença afro-religiosa no município, como um elemento essencial da
diversidade cultural local, contribuindo para a multiplicidade de expressões culturais
e religiosas da região. Este contexto possibilita a análise das narrativas de exclusão
geradas a partir das performances artísticas do grupo Cirandeira, evidenciando as
relações de poder e os processos de marginalização que emergem dessas
representações, as quais são construídas no âmbito da interação entre o grupo e o
público, refletindo as dinâmicas sociais e culturais. A base teórica adotada é
interdisciplinar, com contribuições da Antropologia, História e Filosofia, com
destaque para as epistemologias das culturas populares, propostas por Luiz Antonio
Simas e Luiz Rufino. As narrativas analisadas revelam discursos marcados por
tensões e disputas simbólicas sobre a legitimidade do pertencimento social, com
ênfase nas questões de religiosidade, raça e gênero em Caxias do Sul.; |
Abstract |
This thesis analyzes the expressiveness of Afro-Brazilian religiosities, with an
emphasis on those of Yoruba origin, in the performances of the Cirandeira Danças
Brasileiras group, from Caxias do Sul. The objective is to broaden the debates on the
Afro-religious presence in Serra Gaúcha, in Rio Grande do Sul, through qualitative
research carried out during the group's participation in the 33ª Festa Nacional da
Uva, in 2022. The research reflects on the ethnic formation of Caxias do Sul,
considering the different migrant groups and their religious practices, and highlights
the importance of the Festa da Uva in the cultural construction of the city, by rescuing
the history of Italian immigration and evoking the memories of the first colonies. At
the same time, the relevance of the Afro-religious presence in the municipality is
emphasized, as an essential element of local cultural diversity, contributing to the
multiplicity of cultural and religious expressions in the region. This context enables
the analysis of the narratives of exclusion generated from the artistic performances of
the Cirandeira group, highlighting the power relations and processes of
marginalization that emerge from these representations, which are constructed within
the scope of the interaction between the group and the public, reflecting the social
and cultural dynamics. The theoretical basis adopted is interdisciplinary, with
contributions from Anthropology, History and Philosophy, with emphasis on the
epistemologies of popular cultures, proposed by Luiz Antonio Simas and Luiz Rufino.
The narratives analyzed reveal discourses marked by tensions and symbolic
disputes over the legitimacy of social belonging, with an emphasis on issues of
religiosity, race and gender in Caxias do Sul.; |
Palavras-chave |
Cirandeira Danças Brasileiras; Religiosidades afro-brasileiras; Narrativas de exclusão; Festa Nacional da Uva; Caxias do Sul; Afro-brazilian religions; Narratives of exclusion; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-01-06; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13691; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |