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“Entre arte, cultura e axé”: Cirandeira Danças Brasileiras e a Festa da Uva em Caxias do Sul/RS

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Autor Dias, Carina Monteiro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3011744251292452;
Orientador Vieira, Miriam Steffen;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1962233945232825;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título “Entre arte, cultura e axé”: Cirandeira Danças Brasileiras e a Festa da Uva em Caxias do Sul/RS;
Resumo Esta tese analisa a expressividade das religiosidades afro-brasileiras, com ênfase nas de matriz iorubá, em performances do grupo Cirandeira Danças Brasileiras, de Caxias do Sul. O objetivo é ampliar os debates sobre a presença afro-religiosa na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa qualitativa realizada durante a participação do grupo na 33ª Festa Nacional da Uva, em 2022. A pesquisa reflete sobre a formação étnica de Caxias do Sul, considerando os diferentes grupos migrantes e suas práticas religiosas, e destaca a importância da Festa da Uva na construção cultural da cidade, ao resgatar a história da imigração italiana e evocar as memórias das primeiras colônias. Paralelamente, enfatiza-se a relevância da presença afro-religiosa no município, como um elemento essencial da diversidade cultural local, contribuindo para a multiplicidade de expressões culturais e religiosas da região. Este contexto possibilita a análise das narrativas de exclusão geradas a partir das performances artísticas do grupo Cirandeira, evidenciando as relações de poder e os processos de marginalização que emergem dessas representações, as quais são construídas no âmbito da interação entre o grupo e o público, refletindo as dinâmicas sociais e culturais. A base teórica adotada é interdisciplinar, com contribuições da Antropologia, História e Filosofia, com destaque para as epistemologias das culturas populares, propostas por Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino. As narrativas analisadas revelam discursos marcados por tensões e disputas simbólicas sobre a legitimidade do pertencimento social, com ênfase nas questões de religiosidade, raça e gênero em Caxias do Sul.;
Abstract This thesis analyzes the expressiveness of Afro-Brazilian religiosities, with an emphasis on those of Yoruba origin, in the performances of the Cirandeira Danças Brasileiras group, from Caxias do Sul. The objective is to broaden the debates on the Afro-religious presence in Serra Gaúcha, in Rio Grande do Sul, through qualitative research carried out during the group's participation in the 33ª Festa Nacional da Uva, in 2022. The research reflects on the ethnic formation of Caxias do Sul, considering the different migrant groups and their religious practices, and highlights the importance of the Festa da Uva in the cultural construction of the city, by rescuing the history of Italian immigration and evoking the memories of the first colonies. At the same time, the relevance of the Afro-religious presence in the municipality is emphasized, as an essential element of local cultural diversity, contributing to the multiplicity of cultural and religious expressions in the region. This context enables the analysis of the narratives of exclusion generated from the artistic performances of the Cirandeira group, highlighting the power relations and processes of marginalization that emerge from these representations, which are constructed within the scope of the interaction between the group and the public, reflecting the social and cultural dynamics. The theoretical basis adopted is interdisciplinary, with contributions from Anthropology, History and Philosophy, with emphasis on the epistemologies of popular cultures, proposed by Luiz Antonio Simas and Luiz Rufino. The narratives analyzed reveal discourses marked by tensions and symbolic disputes over the legitimacy of social belonging, with an emphasis on issues of religiosity, race and gender in Caxias do Sul.;
Palavras-chave Cirandeira Danças Brasileiras; Religiosidades afro-brasileiras; Narrativas de exclusão; Festa Nacional da Uva; Caxias do Sul; Afro-brazilian religions; Narratives of exclusion;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-01-06;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13691;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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