Abstract:
Esta tese analisa a expressividade das religiosidades afro-brasileiras, com ênfase
nas de matriz iorubá, em performances do grupo Cirandeira Danças Brasileiras, de
Caxias do Sul. O objetivo é ampliar os debates sobre a presença afro-religiosa na
Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa qualitativa
realizada durante a participação do grupo na 33ª Festa Nacional da Uva, em 2022. A
pesquisa reflete sobre a formação étnica de Caxias do Sul, considerando os
diferentes grupos migrantes e suas práticas religiosas, e destaca a importância da
Festa da Uva na construção cultural da cidade, ao resgatar a história da imigração
italiana e evocar as memórias das primeiras colônias. Paralelamente, enfatiza-se a
relevância da presença afro-religiosa no município, como um elemento essencial da
diversidade cultural local, contribuindo para a multiplicidade de expressões culturais
e religiosas da região. Este contexto possibilita a análise das narrativas de exclusão
geradas a partir das performances artísticas do grupo Cirandeira, evidenciando as
relações de poder e os processos de marginalização que emergem dessas
representações, as quais são construídas no âmbito da interação entre o grupo e o
público, refletindo as dinâmicas sociais e culturais. A base teórica adotada é
interdisciplinar, com contribuições da Antropologia, História e Filosofia, com
destaque para as epistemologias das culturas populares, propostas por Luiz Antonio
Simas e Luiz Rufino. As narrativas analisadas revelam discursos marcados por
tensões e disputas simbólicas sobre a legitimidade do pertencimento social, com
ênfase nas questões de religiosidade, raça e gênero em Caxias do Sul.