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Midiatização do bumba meu boi do Maranhão: deslocamentos e transformações sociais

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metadataTrad.dc.contributor.author Abreu, Antônio Jorlan Soares de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8635822084355007;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Gomes, Pedro Gilberto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8726873784241900;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Bonin, Jiani Adriana;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5067996940631872;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Midiatização do bumba meu boi do Maranhão: deslocamentos e transformações sociais;
metadataTrad.dc.description.resumo Os discursos de midiatização permeiam o universo social há bastante tempo, e na qualidade de resultados temos deslocamentos e adaptações que permitem as transformações sociais. Neste trabalho apresento a midiatização de um elemento folclórico, o Bumba Meu Boi do Maranhão, que atravessa gerações e percorre as mídias sociais, adaptando-se ao novo modo de ser no mundo. A discussão está centrada na área da midiatização e de seus processos sociais. Configura-se como importante, por apresentar a circulação midiática percorrida pelos grupos de cultura popular na condição de elemento histórico-cultural, porém atenta às mudanças de comportamento social sem perder suas raízes. O objetivo é analisar o comportamento de dois grupos folclóricos, Boi de Morros e Boi da Maioba, na rede social Instagram, no período de 2020 e 2021, recorte que compreende os anos da pandemia de Covid-19, e que marcam a ausência de apresentações e manifestações culturais com a participação de público. A metodologia empregada envolveu pesquisa bibliográfica, netnografia e análise do discurso. As análises foram realizadas nas páginas desses dois grupos de Bumba Meu Bois que, impedidos de apresentações públicas, deslocaram seu modus de produção e consumo para as postagens de fotos, reels, artes gráficas, tbt’s e lives na rede social. Como resultado destaca-se a facilidade de lidar com o público de forma remota, a interação, o cadenciamento da circulação das postagens, uma mediação massificada e controlada por uma midiatização sem agenda setting. Um movimento circular promovido por uma pessoa, fazendo uso de recursos tecnológicos acessíveis e de baixo custo.;
metadataTrad.dc.description.abstract Mediatization discourses have permeated the social universe for a long time, and as results we have displacements and adaptations that allow social transformations. In this work I present the mediatization of a folkloric element, Bumba Meu Boi from Maranhão, which crosses generations and travels through social media, adapting to the new way of being in the world. The discussion is centered on the area of mediatization and its social processes. It is configured as important, because it presents the media circulation traveled by popular culture groups as a historical-cultural element, but attentive to changes in social behavior without losing their essence. The objective is to analyze the behavior of two folkloric groups, Boi de Morros and Boi da Maioba, on the social network Instagram, in the period of 2020 and 2021, a period that includes the years of the Covid-19 pandemic, and which mark the absence of presentations and cultural manifestations with the participation of the public. The methodology used involved bibliographic research, netnography and discourse analysis. The analyses were conducted directly on the pages of these two Bumba Meu Bois groups, which, prevented from performing in public, changed their production and consumption modus to posting photos, reels, graphic arts, TBTs and live streams on the social network. The results highlighted the ease of dealing with the public remotely, the interaction, the cadence of the circulation of posts, a mass mediation controlled by a mediatization without an agenda setting. A circular movement promoted by one person, making use of accessible and low-cost technological resources.;
metadataTrad.dc.subject Cultura; Folkcomunicação; Redes sociais digitais; Tecnologia; Culture; Folkcommunication; Digital social networks; Technology;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2025-04-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13684;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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