Resumo:
Os discursos de midiatização permeiam o universo social há bastante tempo,
e na qualidade de resultados temos deslocamentos e adaptações que permitem as
transformações sociais. Neste trabalho apresento a midiatização de um elemento
folclórico, o Bumba Meu Boi do Maranhão, que atravessa gerações e percorre as
mídias sociais, adaptando-se ao novo modo de ser no mundo. A discussão está
centrada na área da midiatização e de seus processos sociais. Configura-se como
importante, por apresentar a circulação midiática percorrida pelos grupos de cultura
popular na condição de elemento histórico-cultural, porém atenta às mudanças de
comportamento social sem perder suas raízes. O objetivo é analisar o comportamento de dois grupos folclóricos, Boi de Morros e Boi da Maioba, na rede social Instagram, no período de 2020 e 2021, recorte que compreende os anos da pandemia de Covid-19, e que marcam a ausência de apresentações e manifestações culturais com a participação de público. A metodologia empregada envolveu pesquisa bibliográfica, netnografia e análise do discurso. As análises foram realizadas nas páginas desses dois grupos de Bumba Meu Bois que, impedidos de apresentações públicas, deslocaram seu modus de produção e consumo para as postagens de fotos, reels, artes gráficas, tbt’s e lives na rede social. Como resultado destaca-se a facilidade de lidar com o público de forma remota, a interação, o cadenciamento da circulação das postagens, uma mediação massificada e
controlada por uma midiatização sem agenda setting. Um movimento circular promovido por uma pessoa, fazendo uso de recursos tecnológicos acessíveis e de baixo custo.