RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Transtorno do Espectro Autista na escola: desafios e práticas pedagógicas para uma inclusão eficiente

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Borba, Luísa Silveira;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Transtorno do Espectro Autista na escola: desafios e práticas pedagógicas para uma inclusão eficiente;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente pesquisa tem como principais temas desenvolvidos o Transtorno do Espectro Autista e as práticas pedagógicas para a inclusão escolar. Nela objetivou-se analisar como são implementadas as práticas pedagógicas voltadas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar. O referencial teórico aborda o Transtorno do Espectro Autista, as Práticas Pedagógicas Inclusivas e a Inclusão Escolar com os principais autores: Vila, Diogo e Sequeira (2009), Mello et al. (2013), Lorenzo, Rodrigues e Lima (2020), Pereira, Pereira e Pereira (2013), Teodoro, Godinho e Hachimine (2016), Sanches e Siqueira (2016) e Gomes (2021). A pesquisa é de campo, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), envolvendo 29 professores de uma Escola Municipal de Educação Básica em Esteio. Foi utilizado um questionário com 15 questões, elaborado no Google Forms e divulgado via WhatsApp. A partir dos resultados, perceberam-se algumas falhas de conhecimento teórico e prático dos profissionais da educação sobre os alunos com necessidades especiais, alguns por falta de oportunidade, outros por negligência, porém, a maioria se mostrou interessados e preocupados com o desenvolvimento e bem estar de seus alunos. Os professores também demonstraram que existe uma boa integração, participação e respeito entre os alunos especiais com seus colegas e nas atividades propostas em sala de aula. O estudo buscou contribuir para a expansão das perspectivas dos profissionais da educação sobre o processo de desenvolvimento das crianças com autismo no ambiente escolar e propor uma continuação das investigações para disseminar os estudos sobre o autismo e suas capacidades.;
metadataTrad.dc.subject Transtorno do espectro autista; Práticas pedagógicas; Inclusão escolar;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-12-09;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13631;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Pedagogia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics