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Quebrando barreiras, construindo pontes: a educação profissional no empoderamento das pessoas com deficiência

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Autor Rodrigues, Jerusa Mesquita;
Orientador Rocha, Cleonice Silveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0539355749348928;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Quebrando barreiras, construindo pontes: a educação profissional no empoderamento das pessoas com deficiência;
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar como a educação profissional, no contexto do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), contribuiu para o aumento da autonomia e do desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos com deficiência. O foco do estudo foi o impacto transformador da educação profissional no empoderamento dessas pessoas, com ênfase no curso de Auxiliar de Linha de Produção oferecido entre 2022 e 2024 na unidade do SENAI na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica deste estudo baseou-se nas contribuições de autores como Honora e Frizanco (2019), que defendem que o empoderamento das pessoas com deficiência é essencial para sua participação ativa na sociedade e no mercado de trabalho. E em autores como Manica e Caliman (2015) que ressaltam a importância da educação profissional na construção de uma sociedade inclusiva, ao oferecer as ferramentas necessárias para que pessoas com deficiência desenvolvam sua autonomia. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa de cunho qualitativo, com uma abordagem descritiva, do tipo estudo de caso. Os dados para a análise foram coletados por meio de entrevistas conduzidas por um roteiro semiestruturado composto por 10 questões. As entrevistas foram realizadas com 10 pessoas diretamente envolvidas no projeto PSAI, sendo elas alunos do projeto e funcionários ligados ao projeto durante a fase empresa, o que possibilitou uma análise aprofundada das experiências vivenciadas. Os principais achados deste estudo revelam que o PSAI foi determinante não apenas na formação técnica dos alunos, mas também no aumento da autoconfiança e na sensação de pertencimento social. Constatou-se que a educação profissional desempenha um papel essencial no fortalecimento da autoestima e no empoderamento dos alunos com deficiência. Este trabalho, portanto, evidencia a relevância de programas educacionais inclusivos e profissionalizantes para promover uma sociedade mais justa e equitativa, que valorize a diversidade em suas múltiplas formas.;
Palavras-chave Educação profissional; Inclusão; Empoderamento; Autoestima; Pessoas com deficiência; PSAI;
Tipo TCC;
Data de defesa 2024-12-11;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13629;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


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