Resumo |
A presente pesquisa investiga impactos da pandemia de COVID-19, no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de entrevistas com professoras da rede pública de ensino, que atuaram durante e após a pandemia em turmas de anos iniciais, foram analisadas práticas de ensino por elas desenvolvidas durante o período da pandemia, bem como, identificou-se como as docentes reconhecem a experiência do ensino remoto e de que maneira essa experiência influenciou na retomada das aulas presenciais. Com apoio de autores como Nóvoa (2020), Saviani e Galvão (2020), Santana e Sales (2020), entre outros, foram identificadas três categorias de estudo: uso de material concreto; percepção de ensino e aprendizagem e o ensino e aprendizagem da matemática pós-pandemia. Diante dessas categorias, identificou-se a relevância do uso de materiais concretos como ferramentas pedagógicas essenciais para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos em um cenário de ensino remoto. As professoras também destacaram suas percepções sobre as mudanças no ensino, evidenciando que a transição emergencial para o formato remoto desafiou práticas tradicionais, mas impulsionou inovações e adaptações metodológicas. No período pós-pandemia, observou-se uma evolução contínua nas abordagens pedagógicas, com maior reconhecimento da importância da flexibilidade e da integração de tecnologias digitais. A pesquisa conclui que, embora a pandemia tenha imposto desafios significativos, ela também abriu caminhos para reavaliar e fortalecer as estratégias de ensino, promovendo um sistema educacional mais resiliente e inovador.; |