Resumo |
A presente pesquisa, realizada em três escolas do município de Portão (RS), tem como principal objetivo constatar como o trabalho das bibliotecas escolares está contribuindo para a formação de alunos leitores. O estado da arte aborda bibliografias pesquisadas no Repositório de Trabalhos de Conclusão da Unisinos, no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, onde foram selecionados trabalhos e artigos que se aproximaram do tema de pesquisa, compondo os estudos acerca das bibliotecas escolares, trazendo uma breve história da biblioteca escolar no Brasil, conceitos, papel, funções e finalidades, assim como um espaço de incentivo e formação de leitores. Como principais autores, apresentam-se Vegas (1962), Tavares (1973), Jales (1992), Silva (1995), Ferreira (1999), Capello (2001), Carvalho (2006), Guida (2018), entre outros. No percurso metodológico, é apresentada uma pesquisa exploratória e descritiva, de variável qualitativa em relação aos sujeitos de estudo – professores e bibliotecários –, e quantitativa em relação aos sujeitos de estudo – os alunos –, tendo como instrumento utilizado questionários no Google Forms. A pesquisa permite conhecer o espaço físico oferecido e entender o funcionamento das bibliotecas de três escolas do município de Portão (RS), assim como verificar a utilização deste ambiente por parte de alunos e professores, analisando a importância dada pelas instituições, principalmente no desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura. Consente, ainda, ao pesquisador, e também aos leitores, desenvolver um olhar crítico em relação a possíveis mudanças, tanto na organização da biblioteca, quanto no papel de fomentadora de conhecimento, de disseminação de informação, de estímulo à leitura e de promoção de atividades culturais e tecnológicas.; |