metadataTrad.dc.contributor.author |
Gomes, Natália da Silva; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Provin, Priscila; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6256827798569644; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
O trabalho do(a) pedagogo(a) no enfrentamento da vulnerabilidade social: um estudo de caso sobre o SCFV do CRAS de Nova Hartz/RS; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e apresentar a importância do trabalho do(a) pedagogo(a) no enfrentamento da vulnerabilidade social a partir da atuação desse profissional em um espaço de educação não formal. Dessa forma, os conceitos centrais da pesquisa são vulnerabilidade social, pedagogia e educação não formal. A partir disso, apresenta-se um estudo de caso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Nova Hartz/RS. Alguns dos autores que trabalham com tais conceitos e que são citados nesta pesquisa são Libâneo (2001), Gohn (2006), Frison (2004), Ferreira (2016) e Santos (2017), entre outros. As análises produzidas evidenciam uma expressiva falta de conhecimento sobre a importância da educação social e sobre a relevância do trabalho do(a) pedagogo(a) frente a crianças em situação de vulnerabilidade. Ademais, permitem uma compreensão profunda acerca do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entendendo tal serviço de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social como um dos principais fatores que contribuem para a quebra do ciclo de vulnerabilidade social.; |
metadataTrad.dc.subject |
Educação não formal; Pedagogia social; Vulnerabilidade social; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2024-07-05; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13623; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Pedagogia; |