Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e apresentar a importância do trabalho do(a) pedagogo(a) no enfrentamento da vulnerabilidade social a partir da atuação desse profissional em um espaço de educação não formal. Dessa forma, os conceitos centrais da pesquisa são vulnerabilidade social, pedagogia e educação não formal. A partir disso, apresenta-se um estudo de caso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Nova Hartz/RS. Alguns dos autores que trabalham com tais conceitos e que são citados nesta pesquisa são Libâneo (2001), Gohn (2006), Frison (2004), Ferreira (2016) e Santos (2017), entre outros. As análises produzidas evidenciam uma expressiva falta de conhecimento sobre a importância da educação social e sobre a relevância do trabalho do(a) pedagogo(a) frente a crianças em situação de vulnerabilidade. Ademais, permitem uma compreensão profunda acerca do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entendendo tal serviço de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social como um dos principais fatores que contribuem para a quebra do ciclo de vulnerabilidade social.; |