RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Filosofia como caixa de ferramentas para crianças: possibilidades para a construção do pensamento crítico e autonomia

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Medeiros, Luandra Menezes Mersoni;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Junges, Márcia Rosane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4964169827194228;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Filosofia como caixa de ferramentas para crianças: possibilidades para a construção do pensamento crítico e autonomia;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso enfoca-se no imaginário infantil, nas possibilidades de filosofar com as crianças, através de uma prática pedagógica norteada pela Filosofia, utilizando como ponto de partida a própria criatividade dos alunos da Educação Infantil, nos propomos a investigar o entendimento das crianças diante de alguns questionamentos, fazendo de sua imaginação fértil um campo para produzir conhecimento. Inserir e fazer Filosofia no contexto da Educação Infantil traz a possibilidade de reflexão e ressignificação de sentidos, já que têm sua própria maneira de ver o mundo, onde podem questionar e expor suas próprias concepções do entorno. O trabalho com esses pequenos, que em muito se parecem com os filósofos, conecta ainda mais os campos da Pedagogia e da Filosofia, que possuem em si similaridades. As práticas pedagógicas realizadas, possuem formato de experimento, já que a Filosofia, como unidade curricular, não compõe o campo de saberes desenvolvidos com as crianças nessa etapa, porém coexiste e embasa o campo da Pedagogia como Ciência da Educação, em seus fundamentos, pois não há Pedagogia sem Filosofia da Educação. A fim de experimentar novas possibilidades no campo da Pedagogia e permitir aos educandos experienciar o contato direto com a Filosofia e suas ferramentas, como a provocação do pensamento, atitude filosófica entre outras. Demarcando teoricamente a intersecção entre esses dois campos do saber, com foco em John Locke, filósofo que permeia o campo da educação, objetivamos construir reflexão, criticidade e autonomia junto a ludicidade.;
metadataTrad.dc.subject Filosofia; Pedagogia; Educação infantil; Pensamento crítico; Autonomia;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-07-11;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13622;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Pedagogia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics