metadataTrad.dc.contributor.author |
Medeiros, Luandra Menezes Mersoni; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Junges, Márcia Rosane; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/4964169827194228; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
Filosofia como caixa de ferramentas para crianças: possibilidades para a construção do pensamento crítico e autonomia; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso enfoca-se no imaginário infantil, nas possibilidades de filosofar com as crianças, através de uma prática pedagógica norteada pela Filosofia, utilizando como ponto de partida a própria criatividade dos alunos da Educação Infantil, nos propomos a investigar o entendimento das crianças diante de alguns questionamentos, fazendo de sua imaginação fértil um campo para produzir conhecimento. Inserir e fazer Filosofia no contexto da Educação Infantil traz a possibilidade de reflexão e ressignificação de sentidos, já que têm sua própria maneira de ver o mundo, onde podem questionar e expor suas próprias concepções do entorno. O trabalho com esses pequenos, que em muito se parecem com os filósofos, conecta ainda mais os campos da Pedagogia e da Filosofia, que possuem em si similaridades. As práticas pedagógicas realizadas, possuem formato de experimento, já que a Filosofia, como unidade curricular, não compõe o campo de saberes desenvolvidos com as crianças nessa etapa, porém coexiste e embasa o campo da Pedagogia como Ciência da Educação, em seus fundamentos, pois não há Pedagogia sem Filosofia da Educação. A fim de experimentar novas possibilidades no campo da Pedagogia e permitir aos educandos experienciar o contato direto com a Filosofia e suas ferramentas, como a provocação do pensamento, atitude filosófica entre outras. Demarcando teoricamente a intersecção entre esses dois campos do saber, com foco em John Locke, filósofo que permeia o campo da educação, objetivamos construir reflexão, criticidade e autonomia junto a ludicidade.; |
metadataTrad.dc.subject |
Filosofia; Pedagogia; Educação infantil; Pensamento crítico; Autonomia; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2024-07-11; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13622; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Pedagogia; |