metadataTrad.dc.contributor.author |
Costa, Antônio Anderson Rabêlo; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/1348249775760588; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Schlemmer, Eliane; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
A perspectiva inaciana da cidadania global e o desafio da cidadania digital no paradigma da educação OnLIFE; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Esta pesquisa aborda a intersecção entre a perspectiva inaciana da cidadania global e o desafio da cidadania digital no Paradigma da Educação OnLIFE, contextualizando a pesquisa no âmbito da educação básica. A pesquisa se insere no projeto de Transformação Digital na Educação, buscando compreender como a cidadania digital desafia a perspectiva inaciana da cidadania global. O objetivo geral é ampliar a perspectiva inaciana de cidadania global a partir da cidadania digital, promovendo a
formação em contextos ecologicamente conectados. Os objetivos específicos incluem
investigar os conceitos de cidadania global e digital, identificar elementos fundamentais
para a estruturação de uma perspectiva inaciana e analisar a Simulação Interna das
Nações Unidas (SINU) como um dispositivo educativo. A pesquisa utiliza o método
cartográfico de pesquisa-intervenção, que busca compreender e transformar realidades
sociais complexas. A dissertação é estruturada em cinco capítulos, passando pelos
diferentes territórios que emergem e se constituem à medida que a pesquisa vai sendo
desenvolvida. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) é o primeiro território habitado
nesse percurso e nele se mapeia a produção bibliográfica sobre cidadania global e digital.
O segundo território envolve a cartografia dos intercessores teóricos que fundamentam a
pesquisa, estabelecendo um diálogo entre a perspectiva inaciana da cidadania global, a
cidadania digital e o Paradigma da Educação OnLIFE. Além de discutir a importância de
uma abordagem educativa que reconheça a interconexão entre humanos e não-humanos, promovendo uma educação mais inclusiva e conectiva. Como síntese desse percurso são apresentados a análise e os resultados da pesquisa, que revelam a interconexão entre a perspectiva inaciana da cidadania global e a cidadania digital, argumentando que a cidadania digital pode enriquecer a perspectiva inaciana, propondo uma reconfiguração das relações sociais e políticas. Por fim, a dissertação conclui que a cidadania digital, ao desafiar concepções tradicionais, oferece uma visão mais inclusiva e interativa, destacando a importância de integrar as novas dinâmicas de participação e governança no currículo educacional, promovendo uma educação que prepare os estudantes para os desafios contemporâneos.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This research addresses the intersection between the Ignatian perspective of global
citizenship and the challenge of digital citizenship within the OnLIFE Education Paradigm,
contextualizing the study within the realm of basic education. The research is part of the
Digital Transformation in Education project, aiming to understand how digital citizenship
challenges the Ignatian perspective of global citizenship. The general objective is to
expand the Ignatian perspective of global citizenship through digital citizenship, promoting
education in ecologically connected contexts. The objectives include investigating global
and digital citizenship concepts, identifying fundamental elements for structuring an
Ignatian perspective, and analyzing the Internal Simulation of the United Nations (SINU)
as an educational device. The research employs the cartographic intervention research
method, which seeks to understand and transform complex social realities. The
dissertation is structured into five chapters, traversing the different territories that emerge
and constitute the development of the research. The Systematic Literature Review (SLR)
is the first territory inhabited in this journey, mapping the bibliographic production on global
and digital citizenship. The second territory involves the theoretical intercessors'
cartography underpinning the research, establishing a dialogue between the Ignatian
perspective of global citizenship, digital citizenship, and the OnLIFE Education Paradigm.
Additionally, it discusses the importance of an educational approach that recognizes the
interconnection between humans and non-humans, promoting a more inclusive and
connective education. As a synthesis of this journey, the analysis and results of the
research are presented, revealing the interconnection between the Ignatian perspective of
global citizenship and digital citizenship, arguing that digital citizenship can enrich the
Ignatian perspective by proposing a reconfiguration of social and political relations. Finally,
the dissertation concludes that by challenging traditional conceptions, digital citizenship
offers a more inclusive and interactive vision, highlighting the importance of integrating new dynamics of participation and governance into the educational curriculum, thereby
promoting an education that prepares students for contemporary challenges.; |
metadataTrad.dc.subject |
Educação jesuíta; Cidadania global; Cidadania digital; Paradigma da educação OnLIFE; Jesuit education; Global citizenship; Digital citizenship; OnLIFE education paradigm; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2024-12-17; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13523; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |