RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A perspectiva inaciana da cidadania global e o desafio da cidadania digital no paradigma da educação OnLIFE

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Costa, Antônio Anderson Rabêlo;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1348249775760588;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Schlemmer, Eliane;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A perspectiva inaciana da cidadania global e o desafio da cidadania digital no paradigma da educação OnLIFE;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta pesquisa aborda a intersecção entre a perspectiva inaciana da cidadania global e o desafio da cidadania digital no Paradigma da Educação OnLIFE, contextualizando a pesquisa no âmbito da educação básica. A pesquisa se insere no projeto de Transformação Digital na Educação, buscando compreender como a cidadania digital desafia a perspectiva inaciana da cidadania global. O objetivo geral é ampliar a perspectiva inaciana de cidadania global a partir da cidadania digital, promovendo a formação em contextos ecologicamente conectados. Os objetivos específicos incluem investigar os conceitos de cidadania global e digital, identificar elementos fundamentais para a estruturação de uma perspectiva inaciana e analisar a Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) como um dispositivo educativo. A pesquisa utiliza o método cartográfico de pesquisa-intervenção, que busca compreender e transformar realidades sociais complexas. A dissertação é estruturada em cinco capítulos, passando pelos diferentes territórios que emergem e se constituem à medida que a pesquisa vai sendo desenvolvida. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) é o primeiro território habitado nesse percurso e nele se mapeia a produção bibliográfica sobre cidadania global e digital. O segundo território envolve a cartografia dos intercessores teóricos que fundamentam a pesquisa, estabelecendo um diálogo entre a perspectiva inaciana da cidadania global, a cidadania digital e o Paradigma da Educação OnLIFE. Além de discutir a importância de uma abordagem educativa que reconheça a interconexão entre humanos e não-humanos, promovendo uma educação mais inclusiva e conectiva. Como síntese desse percurso são apresentados a análise e os resultados da pesquisa, que revelam a interconexão entre a perspectiva inaciana da cidadania global e a cidadania digital, argumentando que a cidadania digital pode enriquecer a perspectiva inaciana, propondo uma reconfiguração das relações sociais e políticas. Por fim, a dissertação conclui que a cidadania digital, ao desafiar concepções tradicionais, oferece uma visão mais inclusiva e interativa, destacando a importância de integrar as novas dinâmicas de participação e governança no currículo educacional, promovendo uma educação que prepare os estudantes para os desafios contemporâneos.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research addresses the intersection between the Ignatian perspective of global citizenship and the challenge of digital citizenship within the OnLIFE Education Paradigm, contextualizing the study within the realm of basic education. The research is part of the Digital Transformation in Education project, aiming to understand how digital citizenship challenges the Ignatian perspective of global citizenship. The general objective is to expand the Ignatian perspective of global citizenship through digital citizenship, promoting education in ecologically connected contexts. The objectives include investigating global and digital citizenship concepts, identifying fundamental elements for structuring an Ignatian perspective, and analyzing the Internal Simulation of the United Nations (SINU) as an educational device. The research employs the cartographic intervention research method, which seeks to understand and transform complex social realities. The dissertation is structured into five chapters, traversing the different territories that emerge and constitute the development of the research. The Systematic Literature Review (SLR) is the first territory inhabited in this journey, mapping the bibliographic production on global and digital citizenship. The second territory involves the theoretical intercessors' cartography underpinning the research, establishing a dialogue between the Ignatian perspective of global citizenship, digital citizenship, and the OnLIFE Education Paradigm. Additionally, it discusses the importance of an educational approach that recognizes the interconnection between humans and non-humans, promoting a more inclusive and connective education. As a synthesis of this journey, the analysis and results of the research are presented, revealing the interconnection between the Ignatian perspective of global citizenship and digital citizenship, arguing that digital citizenship can enrich the Ignatian perspective by proposing a reconfiguration of social and political relations. Finally, the dissertation concludes that by challenging traditional conceptions, digital citizenship offers a more inclusive and interactive vision, highlighting the importance of integrating new dynamics of participation and governance into the educational curriculum, thereby promoting an education that prepares students for contemporary challenges.;
metadataTrad.dc.subject Educação jesuíta; Cidadania global; Cidadania digital; Paradigma da educação OnLIFE; Jesuit education; Global citizenship; Digital citizenship; OnLIFE education paradigm;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-12-17;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13523;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics