| Autor | Sens, Juliana; |
| Orientador | Paula, Jorge Luiz de; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Educação musical: a importância do aprendizado musical a partir dos preceitos inacianos; |
| Resumo | O presente artigo busca resgatar os conceitos da educação jesuítica, através da Pedagogia Inaciana, e convergir para a educação musical como forma de praticar todos os conceitos que envolve a música, desde a imersão do indivíduo em diferentes culturas musicais, até a multidisciplinaridade com a qual a música pode contribuir. A música torna o indivíduo mais socializado e aguça também a sua criatividade, quando envolvido musicalmente. Através de uma experiência de campo conduzida em sala de aula, com as turmas dos quintos anos, do Colégio Catarinense, situado em Florianópolis/SC, pode-se perceber como a música prepara o estudante, desde o Ensino Fundamental, para se tornar um ser crítico culturalmente, além de contar com a interação entre as disciplinas e a participação dos estudantes e professores. O trabalho traz embasamento teórico de autores como Penna (2008), França e Swanwick (2002), Beineke (2008) e Brito (2003), que firmam a importância da Educação Musical para a formação integral do sujeito.; |
| Abstract | This article aims to revisit the concepts of Jesuit education through Ignatian Pedagogy, and converges to music education as a way to practice all the concepts involved in music, from the individual's immersion in different musical cultures to the multi-disciplinarity that music can contribute. Music makes the individual more socialized and also sharpens their creativity when that individual is involved musically. Through a field experience conducted in the classroom, with the fifth-grade classes of Colégio Catarinense, located in Florianópolis/SC, it is possible to see how music prepares students from elementary school for a culturally critical being, in addition to counting on the interaction between disciplines and the participation of students and teachers. This works brings theoretical background of authors such as: Penna (2008), França; Swanwick (2002), Beineke (2008) and Brito (2003), who affirm the importance of Music Education for the integral formation of the subject.; |
| Palavras-chave | Musicalização; Formação integral; Rede jesuíta; Musicalization; Integral formation; Jesuit network; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2023-10-17; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13307; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |