Autor |
Brundo, Juliana Castiglia; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A importância da língua inglesa na aprendizagem integral: diálogos e possibilidades a partir de um projeto da disciplina; |
Resumo |
Na perspectiva de interculturalidade, e de vivências significativas e contextualizadas,
este trabalho tem como objetivo verificar a importância do ensino de Língua Inglesa da
2ª série do Ensino Médio no Colégio Anchieta, de Porto Alegre, na formação de cidadãos globais críticos e reflexivos. A condução deste trabalho pautou-se durante um projeto aplicado nas aulas de língua inglesa no primeiro trimestre de 2023 na série mencionada dentro da instituição investigada. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa. Para tanto, foram utilizados como dados secundários as manifestações de um questionário avaliativo da atividade realizado com 235 alunos da série. Será apresentada uma metodologia de análise de conteúdo, sendo uma interpretação pessoal com relação à percepção dos dados. O primeiro critério para a análise dos dados, é a validade do seu conteúdo, o que significa que ele deve ser pertinente, adequado, objetivo e fidedigno. Por fim, outro critério muito importante é a descrição dos dados, onde os significados captados nas mensagens analisadas é expressado. A temática abordada durantes as aulas de Língua Inglesa para a realização do projeto foi migração. A fundamentação teórica foi pautada no ensino de língua inglesa e em cidadania global. Ao longo da pesquisa, foi constada a dimensão que a língua inglesa pode adquirir na formação integral dos alunos.; |
Abstract |
In the perspective of interculturality, and contextualized and significant experiences, the main objective of this paper is to verify the importance of teaching English in the 11grade of Anchieta School, in Porto Alegre, in the formation of critical and reflexive global citizens. This paper is related to a project that took place in the first trimester of 2023 with the 11th graders in the investigated institution. The methodology that was used was a qualitative survey. For doing so, the secundary data from the manifestations of an evaluative survey,
held with 235 students from the 11th grade, was used. A methodology of analyses of data will be presented, and there will be a private interpretation with regard to the perception of the data. The first criteria for the analyses of the data is the validity of its contents, which means the data must be pertinent, adequate, objective and true. Lastly, another important criteria is the description of the data where the meaning of the analized messages is expressed. The theme worked in the English classes to the development of the Project was migration. The theorical foundation was linked between English and Global Citizenship classes. Throughout the survey, it was possible to verify how much the English language can influence in the holistic formation of the students.; |
Palavras-chave |
Cidadania global; Formação integral; Língua inglesa; Global citizenship; Holistic education; English language; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-10-10; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13305; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |