Resumo |
Este estudo propõe uma análise do papel estratégico que a comunicação representa para a propagação dos ideais de Santo Inácio de Loyola e da Companhia de Jesus, visando ressaltar o quanto a ferramenta, tida como essencial pelos jesuítas desde o século XVI, tornou-se ainda mais necessária para o apostolado educativo da Ordem na contemporaneidade. Ressalta-se que, em meio às mudanças sociocomportamentais advindas com as tecnologias digitais e o contexto de crise da civilização, as unidades educativas jesuítas contam com significativo potencial comunicativo, ao buscarem adotar
inovações pedagógicas, sem que deixem de preservar os princípios inacianos em seus propósitos de uma formação integral. São, por outro lado, apresentados dados de que, diante da concorrência de grupos educacionais pautados pelo neoliberalismo, grande parte das instituições de ensino católicas, em geral movidas por valores humanistas cristãos, enfrenta uma forte crise no Brasil, sobretudo, por não terem se adaptado às transformações da sociedade. Ao final, evidencia-se que comunicar estrategicamente os diferenciais da Pedagogia Inaciana deve ser visto como fator essencial para a consolidação da Educação Jesuítica como referência de qualidade educativa na contemporaneidade. A questão, entretanto, instiga reflexões, já que a comunicação estratégica ainda não é adotada plenamente por todas as unidades da Rede Jesuíta de Educação.; |