| Autor | Carvalho, Filipe Silva; |
| Orientador | Sisson, Christiane Miranda; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3831939602906935; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A importância da cultura maker no fazer pedagógico inaciano e suas transversalidades; |
| Resumo | Este artigo tem por objetivo analisar a importância da cultura maker no fazer pedagógico Inaciano e suas transversalidades. Partindo da contextualização da cultura maker, sua história e suas transversalidades, o estudo apresenta as características da Pedagogia Inaciana e do Paradigma Pedagógica Inaciano (PPI) na perspectiva da integralidade no fazer maker, entrelaçando o funcionamento do Espaço Maker do Colégio Anchieta de Porto Alegre com a aprendizagem integral. A pesquisa contou com avaliações realizadas pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Anchieta, e com um questionário respondido pela coordenadora pedagógica e por dois professores da instituição. Os resultados evidenciam que a cultura maker dentro do ambiente educacional propicia a aprendizagem, com potencial para o desenvolvimento de diversas competências e de aspectos como a criatividade, a autonomia, a cooperação e o trabalho em equipe. A educação maker ainda tem o desafio de envolver todas as disciplinas do currículo a fim de utilizá-la como uma experiência de conhecimento compartilhado, propondo a resolução de problemas, mudando a forma como a educação é vista, com toda a suas potencialidades, e provocando nossos estudantes e professores a refletirem na potência do fazer, na desacomodação das certezas.; |
| Palavras-chave | Espaço Maker; Tecnologia educacional; Pedagogia inaciana; Cultura maker; Transversalidade; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2023-10-03; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13298; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |