| Autor | Silva, Fernanda Ariele da; |
| Orientador | Costa, Daianny Madalena; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Dignidade e humanização: contributos da Pedagogia Inaciana e da Educação Popular; |
| Resumo | A Fundação Fé e Alegria é um Movimento de Educação Popular e Promoção Social que investe em processos educativos integrais, inclusivos e de qualidade, comprometendo-se com a transformação social. O trabalho se realiza com e para as pessoas, a fim de construir sistemas sociais justos e democráticos. Diante disso, o presente artigo buscou verificar as possibilidades da Pedagogia Inaciana, considerando o princípio do Reconhecimento da Dignidade do Outro, e do princípio da Humanização/Ser Mais, preconizado pela Educação Popular, a partir da Metodologia da Problematização utilizada no Centro Social de Educação e Cultura São Luiz Gonzaga, na cidade de Montes Claros/Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da técnica da Observação Participante, foram analisados aspectos das temáticas aqui apresentadas nas reuniões de planejamento dos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023 deste Centro Social.; |
| Palavras-chave | Educação popular; Pedagogia inaciana; Metodologia da problematização; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2023-09-26; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13297; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade; |