| Autor | Borin, Débora Cristina da Silva; |
| Orientador | Vargas, Karolina Marianni; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/5536191919189827; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Tecnologias assistivas no processo de ensino e aprendizagem com estudantes de inclusão; |
| Resumo | Este artigo teve como objetivo geral analisar o uso das tecnologias assistivas pelos professores com os estudantes de inclusão do Ensino Fundamental 1 de uma instituição de educação básica da Rede Jesuíta de Educação. A pesquisa surge a partir da inquietação de como as tecnologias assistivas contribuem para as aprendizagens dos estudantes de inclusão. Para buscar respostas a esse questionamento, foi realizada uma pesquisa com professores regentes do 1º ano ao 4º ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa abordagem descritiva e analítica, para qual, o estudo envolveu fontes bibliográficas e pesquisa empírica, através de um questionário, aplicado por meio do Microsoft Forms repassada a um grupo de professoras. O estudo permitiu perceber que mesmo sem o conhecimento acerca da temática da Tecnologia Assistiva (TA), os docentes possuem práticas inclusivas e utilizam alguns recursos presentes na classificação da TA conforme a necessidade do estudante de inclusão. A instituição, lócus da pesquisa, apresenta uma perspectiva inclusiva, percebendo as qualificações necessárias e prevê ações para essa finalidade.; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2023-11-16; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13296; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |