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Soft Power e Nation Branding: o poder de modificar a percepção internacional através da educação e do futebol no Catar (1995 - 2021)

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Autor Silva, Karine Soares da;
Orientador Adam, Gabriel Pessin;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3110982473030814;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Soft Power e Nation Branding: o poder de modificar a percepção internacional através da educação e do futebol no Catar (1995 - 2021);
Resumo Poucos países mudaram sua Nation Brand em um curto período como o Catar. Para compreender melhor o que motivou essa guinada do Estado do Catar, é necessário estudar sua história desde a qual o Império Otomano dominava a Península Arábica, transpassando os acontecimentos na região até sua independência e os três últimos governantes. O propósito deste trabalho é analisar as iniciativas cataris no âmbito da educação e do esporte, mais especificamente do futebol, como instrumentos de soft power para que a percepção internacional fosse reformulada. Para isto, serão utilizadas as noções de soft power e nation branding e uma contextualização histórica do pequeno emirado para compreender os acontecimentos que fizeram o Catar ter a necessidade de melhorar sua imagem perante a sociedade internacional. Para este fim, pesquisas bibliográficas e notícias de portais governamentais, de notícias da região e de veículos midiáticos especializados em futebol serão utilizadas como fontes de informação. Espera-se compreender como os avanços de projeção de poder com a Qatar Foundation, a Education City e a Qatar Sports Investment interferem e contribuem para a projeção do soft power catari como estratégia de nation branding de sua abalada imagem internacional. Já que as conhecidas violações de direitos humanos e a notória fama de ser uma petromonarquia conservadora vieram por manchar a imagem internacional do Catar; assim, nublando os planos de aprimorar sua imagem internacional.;
Abstract Few countries have changed their Nation Brand in a short period like Qatar. To better understand what motivated this turn of the State of Qatar, it is necessary to study its history from when the Ottoman Empire dominated the Arabian Peninsula, passing the events in the region until its independence and the last three rulers. The purpose of this work is to analyze the Qatari initiatives in education and sport, more specifically soccer, instruments so that the international perception was reformulated. For this, the notions of soft power Nation branding, and historical contextualization of the small Emirado will be used to understand the events that made Qatar need to improve its image before the international society. To this end, bibliographical research and news from government portals, news from the region, and media outlets specialized in football will be used as sources of information. It is expected to understand how advances in power projection with Qatar Foundation, Education City and Qatar Sports Investment interfere and contribute to the projection of soft power Qatari as a Nation branding strategy of its shaken international image. Since the well-known human rights violations and the notorious reputation of being a conservative petromonarchy have tarnished Qatar’s international image, thus clouding plans to enhance its international image.;
Palavras-chave Catar; Educação internacional; Futebol; Qatar; International education; Soccer; Soft Power; Nation Branding;
Tipo TCC;
Data de defesa 2022-07-18;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13139;
Nivel Graduação;
Curso Relações Internacionais;


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