Resumo |
O presente trabalho tem como tema o planejamento pedagógico de docentes que atuam em uma escola de Educação Infantil localizada em um território de vulnerabilidade social. A escolha deste é reflexo das inquietações do autor que atua como professor na mesma escola. O tema do trabalho, torna-se relevante, ao problematizar e apresentar reflexões em relação ao território de vulnerabilidade social, PPP da escola e planejamentos pedagógicos. Este estudo visa identificar como se constitui o planejamento pedagógico dos professores de uma escola de Educação Infantil, localizada em um território de vulnerabilidade social no município de Porto Alegre - RS. A metodologia utilizada para a pesquisa, trata-se de uma análise documental sobre o PPP da escola, e dos planejamentos pedagógicos de duas turmas, sendo uma da etapa creche e outra de pré-escola. A partir da análise dos documentos, percebe-se que existem (des)encontros entre o PPP e os planejamentos pedagógicos dos professores. O PPP prevê a organização de um planejamento pensado a partir das necessidades e interesses das crianças, tendo sua organização baseada na pedagogia de projetos e com inspirações na abordagem educacional de Reggio Emilia. Com a análise realizada, percebe-se que o PPP foi elaborado amplamente sem considerar questões pertinentes em relação ao território de vulnerabilidade social, suas famílias e o planejamento pedagógico. Em relação aos planejamentos dos professores, identifica-se que estes estão pautados em uma pedagogia transmissiva, onde os professores são o centro da ação pedagógica e as crianças são meras receptoras do conhecimento. Destaca-se que embora tenham sido identificadas questões latentes sobre o PPP e os planejamentos dos professores, a escola de Educação Infantil continua cumprindo o seu papel social, sendo um espaço de proteção, acolhimento e aprendizagem.; |