RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A contribuição dos saberes pedagógicos na constituição do enfermeiro docente

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Gatto, Danuza Cristina;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8504236740739611;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Rocha, Maria Aparecida Marques da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A contribuição dos saberes pedagógicos na constituição do enfermeiro docente;
metadataTrad.dc.description.resumo O cenário do ensino superior tem proporcionado importantes discussões sobre a atividade docente, passando pelas competências pedagógicas, científicas, didáticas e pela formação de professores. Frente à relevância do tema, o objetivo geral desta pesquisa buscou analisar os saberes pedagógicos do professor de enfermagem do ensino superior. A partir dos objetivos traçados, pôde-se responder à pergunta que norteou a pesquisa: de que maneira os saberes pedagógicos contribuem para a constituição do enfermeiro docente? Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com sete enfemeiras docentes de instituições privadas do Rio Grande do Sul/RS. As entrevistas foram transcritas, categorizadas e analisadas, conforme método do autor Roque Moraes (1999). As categorias sugeridas respondem aos objetivos propostos, bem como à pergunta norteadora, evidenciando a fragilidade na formação pedagógica do enfermeiro docente que ingressa na docência mediante sua experiência profissional como enfermeiro. Diante de tais reflexões, construiu-se um roteiro de estimulação à formação ao enfermeiro docente a partir dos achados na análise de dados.;
metadataTrad.dc.description.abstract The higher education scenario has provided important discussions about teaching activities, including pedagogical, scientific, didactic skills and teacher training. Given the relevance of the topic, the general objective of the research sought to analyze the pedagogical knowledge of higher education nursing professors. Based on the objectives outlined, it was possible to answer the question that guided this research: how does pedagogical knowledge contribute to the constitution of the teaching nurse? Methodologically, the research was carried out based on interviews with seven teaching nurses from private institutions in Rio Grande do Sul/RS. They were transcribed, categorized and analyzed, according to the method of author Roque Moraes. In view of the data analysis, the need to reflect on teaching knowledge added to teacher training became evident. The proposed categories provide answers to the proposed objectives, as well as the guiding question. In view of such reflections, a script was created to encourage training for nursing teachers, based on findings from data analysis.;
metadataTrad.dc.subject Ensino superior; Enfermeiro docente; Docência; Conhecimentos pedagógicos; Higher education; Teaching nurse; Teaching; Pedagogical knowledge;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-11-10;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13005;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics