Resumo |
Este estudo tratou de pesquisar, observar e entrevistar sobre o papel do brincar na escola, mais especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de São Leopoldo Rs. Para o referencial teórico, esse estudo se fundamentou em autores como Áries (1981), BNCC (2018), Cunha (2001), Fochi e Redin (2014), Kishimoto (2008)(2009), Leão (1999), Ludke (1986), Redin e Redin (2008), Redin (2009), Vygotsky (1991) e Wallon (2007). A metodologia é a de natureza qualitativa de abordagem exploratória do tipo de estudo de caso fundamentado em Bardin (2011), Gil (2002), Oliveira (2001). Para as categorias de análise baseou-se em Fochi e Redin (2014), Kishimoto (2008), Libâneo, Oliveira e Toschi (2009), Sayão (2002) e Vygotsky (1991). A partir das observações e entrevistas foram separadas seguindo critério de Bardin (2011) as unidades de significado, blocos temáticos e categorias de análise: organização escolar e pega pega zumbi. Seguindo, depois de analisado as categorias de análise alcançou-se as respostas para os objetivos definidos, como o papel da escola, a prédica da academia, discurso dos professores, ação dos professores, e identificou-se como categoria de análise referente ao brincar, o pega-pega Zumbi como um brincar livre e a organização escolar para o brincar induzido. Como conclusão desse estudo, pretende-se que a concepção sobre o brincar livre e o brincar dirigido nas escolas sejam revistos e que compreenda melhor sobre o que são infâncias. Principalmente nos dias atuais.; |