Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo principal verificar a presença de possíveis regionalismos culturais existentes na cerâmica plástica Guarani pertencentes à Coleção Itapiranga, oriunda da região sudoeste de Santa Catarina. Para isso, realizamos diálogos com os conceitos de tradição cerâmica Tupiguarani e cerâmica Guarani. Consagrado durante a década de 1960, consolidou-se, no cenário nacional de pesquisas arqueológicas, o conceito de Tradição cerâmica, entendido pela permanência temporal de determinadas técnicas e padrões normativos. Essa concepção, com o passar dos anos, passou por grandes divergências quanto à sua utilização e aplicação; autores como Francisco Silva Noelli (1993), enfatizaram a existência de uma prescritividade cultural no que tange às sociedades guaranis; em contrapartida, André Luis Ramos Soares (1997) discorre sobre a existência de um ethos guarani demarcado por relativa diversidade, sendo os vestígios materiais caracterizados por maior performatividade. Partindo desse pressuposto, propomos a aplicação do conceito de Regionalismo Cultural, compreendido pela valorização das particularidades culturais e sociais de determinados grupos, durante a análise dos fragmentos cerâmicos. A fim de alcançarmos o objetivo proposto, efetuamos, inicialmente, o levantamento bibliográfico exaustivo sobre a produção de conhecimento arqueológico, visando a compreensão dos aspectos normativos, morfológicos e funcionais da tradição arqueológica Tupiguarani e o debate acerca dos conceitos de tradição cerâmica e regionalismos culturais. Em posse das possibilidades de diálogo entre os termos, realizamos a análise e comparação de fragmentos cerâmicos pertencentes à Coleção Itapiranga em relação aos vestígios do sítio RS-LN-64, ambos salvaguardados na Reserva Técnica do Instituto Anchietano de Pesquisas/UNISINOS. Com esse estudo, esperamos expandir as possibilidades para a construção de um modelo arqueológico de ocupação regional dos grupos portadores da cerâmica guarani a partir de uma perspectiva que vise não apenas aprofundar as persistências culturais, mas, também, focalizar na variabilidade de seus aspectos morfológicos e acabamentos estéticos.; |