Resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar o
desenvolvimento de práticas teatrais nos anos iniciais em ambiente virtual, e por
objetivo específico analisar como o teatro auxilia no desenvolvimento das crianças
mesmo sem a presencialidade. Para tanto, embasaram o referencial teórico os
seguintes autores: Schlemmer (2006), Hensel (2018), Moreira e Silva (1995),
Mallmann (2013), Bersch e Schlemmer (2017), Oliveira, Lucas, Iquiapaza (2020),
Maltaet al. (2020), Varella (2020), Fernandes (2012), Flôres (2020), Santana (2018),
Souza et al. (2014), Paulin e Foster (2020) e o documento Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). A metodologia foi realizada a partir de um estudo de caso sobre o
projeto Palco Virtual: Oficinas de Teatro On-line, no qual as crianças, de 7 a 13 anos,
experimentaram o fazer teatral virtualmente em razão do distanciamento social como
medida de segurança sanitária em função da pandemia de COVID-19. Concluiu-se
que é possível desenvolver práticas teatrais em ambientes virtuais de aprendizagem,
vivenciando o teatro, seus benefícios e suas técnicas; ou seja, houve
desenvolvimento, imaginação e criação. As crianças compreenderam que não estão
sozinhas e isoladas, se tornando mais sensíveis e reflexivas. Dessa forma, evidencia-se que o teatro, tanto presencial quanto virtual, transforma a vida de quem o
experimenta, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de sua identidade e de
uma crítica própria, preparando cada um por meio da vivência grupal para um convívio
social mais humano.; |