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A proposição de um chatbot de inteligência artificial nas instituições de ensino superior das faculdades de Direito

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Autor Lacerda, Nathália Polyana Couto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0997813489036937;
Orientador Silva, Silvio Bitencourt da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5792727067633222;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título A proposição de um chatbot de inteligência artificial nas instituições de ensino superior das faculdades de Direito;
Resumo A presente pesquisa busca analisar a nova era de Transformação Digital sob as perspectivas dos escritórios de advocacia dentro das Universidades, conhecido como Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ), visando responder a seguinte pergunta: de que forma uma ferramenta de inteligência artificial poderá ser proposta para trazer eficiência nas Instituições de Ensino Superior, tanto sob a ótica dos processos judiciais como de ensino/aprendizagem? Pretende-se demonstrar que através da implementação de uma ferramenta baseada em inteligência artificial seria possível otimizar o ensino jurídico, e também o atendimento aos clientes do Núcleo. Durante a pesquisa foi adotada a metodologia hipotética dedutiva, através da pesquisa bibliográfica e documental, e para solucionar o problema também foi utilizado o ciclo PDCA, do inglês plan, do, check and act. O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de chatbot com fluxo conversacional baseada em inteligência artificial, para contribuir com o aprendizado dos acadêmicos e também melhorar o processo organizacional da Instituição de Ensino Superior dentro dos Núcleos de Práticas Jurídica. Outrossim, têm-se como objetivos específicos demonstrar as implicações que a inteligência artificial, através da criação de uma ferramenta de inteligência artificial no ensino jurídico (chatbot), trará dentro das Instituições de Ensino Superior nessa nova tendência de Transformação Digital, bem como identificar como a proposta de chatbot poderá ser utilizada na dinamização do Núcleo de Prática Jurídica, delimitar quais são as áreas e funções do chatbot, bem como quem serão os seus usuários. O primeiro capítulo tratar-se-á sobre a Transformação Digital explicando o que é a Quarta Revolução Industrial e o movimento da nova Era de Transformação Digital. Já no segundo capítulo será abordado sobre a Análise Econômica do Direito, demonstrando que a IA quando aplicada no Ensino Jurídico traz ganhos de eficiência no processo de ensino aprendizagem, e ainda conceituará sobre o que é o chatbot e chatbot baseado em IA. O terceiro capítulo tratará sobre o método PDCA, explicando-o pormenorizadamente. O quarto capítulo será abordado as discussões da pesquisa, que demonstrará sobre a eficiência e os resultados encontrados com a propositura de um chatbot em uma Instituição de Ensino Superior. A justificativa decorre do atual cenário em que o mundo vivencia por uma transformação digital, e consequentemente novas tendências têm surgido, principalmente a no ensino jurídico, em que é preciso adaptar-se, olhando sob uma perspectiva como a inteligência artificial poderá aprimorar o ensino, e não sob o enfoque de que tomará o espaço dos humanos. Assim, a proposta de um chatbot para utilização pelos acadêmicos dos Núcleos de Práticas Jurídicas tornaria o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, além de aumentar a celeridade na elaboração das peças, bem como otimizaria o atendimento aos clientes do próprio Núcleo.;
Abstract This research seeks to analyze the new era of Digital Transformation from the perspectives of law firms within Universities, known as Legal Practices Center (NPJ), aiming to answer the following question: how can an artificial intelligence tool be proposed to bring efficiency to Higher Education Institutions, both from the perspective of judicial processes and teaching/learning? It is intended to demonstrate that, through the implementation of a tool based on artificial intelligence, it would be possible to optimize legal education, as well as customer service at the Legal Practices Center. During the research, the deductive hypothetical methodology was adopted, through bibliographical and documentary research, and to solve the problem, the PDCA cycle, from the English plan, do, check and act, was also used. The general objective of the research is to present a proposal for a chatbot with conversational flow based on artificial intelligence, to contribute to the learning of academics and also to improve the organizational process of the Higher Education Institution within the Legal Practices Center. Furthermore, the specific objectives are to demonstrate the implications that artificial intelligence, through the creation of an artificial intelligence tool in legal education (chatbot), will bring within Higher Education Institutions in this new trend of Digital Transformation, as well as to identify how the chatbot proposal can be used to streamline the Legal Practice Center, delimit the areas and functions of the chatbot, as well as who will be its users. The first chapter will deal with Digital Transformation, explaining what is the Fourth Industrial Revolution and the movement of the new Era of Digital Transformation. In the second chapter, the Economic Analysis of Law will be discussed, demonstrating that AI when applied in Legal Education brings efficiency gains in the teaching-learning process, and will also conceptualize what is the chatbot and chatbot based on AI. The third chapter will deal with the PDCA method, explaining it in detail. The fourth chapter will address the research discussions, which will demonstrate the efficiency and results found with the proposition of a chatbot in a Higher Education Institution. The justification stems from the current scenario in which the world is experiencing a digital transformation, and consequently new trends have emerged, especially in legal education, where it is necessary to adapt, looking from a perspective on how artificial intelligence can improve teaching, and not under the focus that it will take the space of humans. Thus, the proposal of a chatbot for use by academics from the Legal Practices Centers would make the teaching-learning process more dynamic, in addition to increasing the speed in the preparation of pieces, as well as optimizing the service to customers of the Center itself.;
Palavras-chave Era de transformação digital; Inteligência artificial; Quarta Revolução Industrial; Chatbot; Era of digital transformation; Artificial intelligence; Fourth Industrial Revolution;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-12-22;
Agência de fomento Universidade de Rio Verde – UniRV;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12484;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios;


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