Resumo |
Existem, atualmente, variadas definições e finalidades com as quais o adulto
enxerga o ato de desenhar. Muitas vezes, a produção do desenho gráfico é a
maneira pela qual as crianças sentem-se mais seguras e confortáveis para
comunicarem-se com os adultos, ainda assim, percebe-se a necessidade de
averiguar de que forma e com qual finalidade o desenho está sendo ofertado no
cotidiano das escolas de educação infantil, onde muitas crianças se encontram
durante grande parte de seus dias. Será que é atribuído ao desenho a devida
importância? Neste trabalho, além de investigar de que forma e com quais
finalidades o desenho é proposto em uma escola de educação infantil municipal,
localizada na Encosta da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, objetiva se também entender, a partir das referências estudadas, o quanto a produção
gráfica é essencial enquanto ferramenta de expressão e ação do pensamento da
criança. Além disso, busca-se compreender e evidenciar a importância e a
necessidade de um olhar atento direcionado aos desenhos infantis, possibilitando o
aprimoramento de práticas pedagógicas docentes voltadas ao tema. O presente
estudo é de cunho qualitativo e foi desenvolvido, primeiramente, a partir da revisão
bibliográfica acerca do desenho infantil, tema abordado pelas autoras Rosa
Iavelberg (2006, 2013, 2020), Edith Derdyk (2015), e Nancy Rabello (2019). Além
disto, realizou-se uma entrevista com três professoras da escola participante,
coletou-se os cadernos de planejamento de cada uma delas, referente ao ano de
2019, a fim de refletir sobre seus conhecimentos e percepções acerca do tema.
Como resultados da pesquisa, destaca-se que cada docente possui uma concepção
particular referente ao desenho, mas todas o julgam importante. Quanto às
finalidades atribuídas, a mais destacada foi o uso do desenho como forma de
registro após a apresentação de uma história e/ou conteúdo. Ademais, as
professoras salientaram sobre suas orientações às crianças conforme as suas ideias
de “desenho bonito”. Ressalta-se, também, o uso de desenhos prontos em suas
proposições pedagógicas. Os dados coletados permitiram perceber a importância do
desenho enquanto linguagem de expressão e ação do pensamento da criança. Em
síntese, as docentes utilizam constantemente o desenho em suas propostas
pedagógicas, porém, parecem carecer de um maior aprofundamento de estudos
técnico-científicos em relação à temática, o que as leva, com notável frequência, a 6
estereótipos e usos sem evidente intencionalidade pedagógica. Logo, pode-se
afirmar que é de suma importância a formação continuada para o grupo docente em
relação à abordagem do desenho infantil em seu cotidiano.; |