RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A constituição de professoras lésbicas: análise da produção acadêmica (2014-2020)

Mostrar registro simples

Autor Ferreira, Isabella Rocha Azevedo;
Orientador Dal'Igna, Maria Claúdia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A constituição de professoras lésbicas: análise da produção acadêmica (2014-2020);
Resumo A escola é um espaço constituído por questões políticas, sociais, culturais. O presente trabalho reflete sobre as relações entre gênero, sexualidade e escola, trazendo um enfoque específico para a docência. A pesquisa objetiva identificar e analisar os sentidos veiculados e produzidos sobre a docência exercida por professoras lésbicas na produção acadêmica no período de 2014 a 2020. Trata-se de uma pesquisa documental onde são analisadas pesquisas de mestrado e doutorado apresentadas em eventos científicos e/ou elaboradas em programas de pós graduação estrito senso. Os campos teóricos abarcados foram os estudos sobre Docência, estudos sobre Gênero e Sexualidade e a perspectiva Pós-Estruturalista. Questiona-se na pesquisa quais sentidos são atribuídos à docência exercida por professoras lésbicas nas produções acadêmicas analisadas, bem como de que modos esses sentidos estão implicados com a constituição da identidade das professoras lésbicas. Os resultados mostram o quão desafiador é ser uma professora lésbica, revelam, também, como a escola é constituída a partir de uma cultura lesbofóbica. Ao tratar da feminização do magistério, a pesquisa permite refletir sobre como a docência veio a se feminizar, em articulação com um processo de cisnormatização da profissão, produzindo uma associação natural entre docência, mulher, maternidade e heterossexualidade. Desse modo, a pesquisa identifica e analisa a produção de uma identidade docente normal que é tomada como referência/norma para regular a docência de mulheres professoras lésbicas.;
Palavras-chave Docência; Gênero; Sexualidade; Lésbica; Lesbofobia;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-07-05;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12405;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística