Resumo |
A escola é um espaço constituído por questões políticas, sociais, culturais. O presente trabalho reflete sobre as relações entre gênero, sexualidade e escola, trazendo um enfoque específico para a docência. A pesquisa objetiva identificar e analisar os sentidos veiculados e produzidos sobre a docência exercida por professoras lésbicas na produção acadêmica no período de 2014 a 2020. Trata-se de uma pesquisa documental onde são analisadas pesquisas de mestrado e doutorado apresentadas em eventos científicos e/ou elaboradas em programas de pós graduação estrito senso. Os campos teóricos abarcados foram os estudos sobre Docência, estudos sobre Gênero e Sexualidade e a perspectiva Pós-Estruturalista. Questiona-se na pesquisa quais sentidos são atribuídos à docência exercida por professoras lésbicas nas produções acadêmicas analisadas, bem como de que modos esses sentidos estão implicados com a constituição da identidade das professoras lésbicas. Os resultados mostram o quão desafiador é ser uma professora lésbica, revelam, também, como a escola é constituída a partir de uma cultura lesbofóbica. Ao tratar da feminização do magistério, a pesquisa permite refletir sobre como a docência veio a se feminizar, em articulação com um processo de cisnormatização da profissão, produzindo uma associação natural entre docência, mulher, maternidade e heterossexualidade. Desse modo, a pesquisa identifica e analisa a produção de uma identidade docente normal que é tomada como referência/norma para regular a docência de mulheres professoras lésbicas.; |